Autor
Patrícia Calca, Politóloga, ISCTE-IUL
Artigos

De repente somos todos populistas?

Ser democrata coloca desafios como ter de garantir que os direitos de quem o não é são respeitados. Mas isso não quer dizer que se pactue com essas lógicas, há que as denunciar.

O princípio de Mateus e a Universidade

Há docentes universitários a lecionar sem receberem um salário. Há quem o faça na esperança de vir a ser integrado no futuro. A ironia disto tudo é que até para “ser-se explorado” é preciso ter uma certa condição.

Os símbolos ainda importam?

Neste tempo em que tantos advogam a inexistência de valores só porque os valores são outros, importa refletir como os símbolos fazem os Estados e estes produzem símbolos.

A extrema-direita vem aí?

Institucionalizar será o melhor caminho, aquele que trará à tona as incongruências destas extremas-direitas sem permitir que se façam de vítimas.

Ainda o Brexit

O destino de Boris Johnson, do facto de ter mentido à Rainha, o estado do seu partido, e, por consequência os destinos do partido trabalhista e do seu líder, necessariamente estão ligados.

Será que protestar nos leva a algum lado?

Os protestos em massa não provocam mudanças efetivas nas políticas e ações dos governos, mas são um primeiro passo para alcançar possíveis compromissos.
Ver mais artigos