Autor
Patrícia Calca, Politóloga, ISCTE-IUL
Artigos

A moralidade, as políticas e nós

É a sociedade e os seus diversos grupos, decisões legais ou casos chocantes noticiados nos media que marcam a agenda, obrigando os partidos políticos a tomar posições e a legislar.

Porque é que os pobres votam na direita?

Para aqueles que pensam que fazer comentário político é fazer futurologia, talvez seja importante recordar que os fenómenos sociais e políticos não são, muitas vezes, assim tão novos.

Eminências pardas?

Alguma vez se questionou sobre o verdadeiro poder de influência que os assessores têm na formulação de políticas públicas?

Vá na fé, cara, mas vá enganado!

Acreditar que no Brasil, como tem sido advogado por Bolsonaro, a pena de morte e outras medidas do género vão diminuir a criminalidade é só um exercício de fé.

Há um troll fascista em cada um de nós!

Para os trolls fascistas, ser-se chamado de fascista é quase uma vitória, serem aclamados de trumpistas provoca-lhes um sorriso e, serem referidos, vezes sem conta, como proporcionadores e apoiantes de teorias da conspiração, são momentos únicos nos seus dias.

A saga continua

Nas fronteiras do Velho Continente continuam a existir realidades que vão contra todos os princípios éticos instituídos ao longo do tempo.
Ver mais artigos