Autor
Patrícia Calca, Politóloga, ISCTE-IUL
Artigos

Educação formal e polarização

Hoje em dia, a Polónia, que é um dos mais recentes Estados-membros da União Europeia, tem, de acordo com muitas análises académicas, um problema de polarização política muito forte.

O canto da sereia e os Talibãs

No Ocidente, os anti-vacinas atiram para o lixo anos e anos de investigação científica em nome de teorias da conspiração. No Afeganistão, os Talibãs tomaram Cabul e regressaram ao poder com a retirada dos EUA.

Quando o caro afinal sai mais barato

Hoje, mais do que nunca, não podemos desistir de procurar caminhos que, no mínimo dos mínimos, maximizem as nossas chances de sobrevivência.

Merecer ou não e os telhados de vidro

O país parece de extremos, mas na verdade não o é. Protestamos muito, todos os dias, mas não passa disso. Dizemos que o país está cheio de corruptos, mas depois pedimos sempre um jeitinho quando nos faz jeito. Temos essa plasticidade bastante humana.

Vota em populistas mas não é apolítico

Se o sistema for todo ele, ou maioritariamente, populista, onde encontrarão estes movimentos e partidos culpados para o estado do Estado? Sem inimigos, sem a divisão entre “eles” e “nós”, ficariam sem bodes expiatórios.

O controlo e o descontrolo popular

Devem os eleitores ter algum tipo de controlo formal dos representantes entre eleições, por exemplo na definição de políticas públicas específicas e no processo de decisão política adentro das legislaturas?
Ver mais artigos