Autor
Patrícia Calca, Politóloga, ISCTE-IUL
Artigos

Viagens que não são na minha terra

Recentemente tive a oportunidade, ou o sacrifício, de ter que fazer mais de oito horas de viagem num comboio (a bem da verdade foram várias viagens em vários comboios para chegar a um destino). Fi-lo por razões profissionais e decorrente dessa necessidade. Nesta viagem passei a fronteira de dois países, e atravessei muitas regiões de […]

As forças e a segurança

A discriminação baseada na cor da pele-o racismo, sim o racismo-existe em Portugal, como existem outras discriminações, de que falo aqui vezes sem conta: as de género, as de estrato social, as regionais, etc

Portugal: populismos e populistas à parte

Os partidos populistas ainda não conseguiram representação formal em Portugal. Somos a exceção, mas não nos podemos distrair.

As mulheres das nossas vidas

No ambiente de trabalho, as mulheres são interrompidas mais vezes e o seu tom de voz é amiúde criticado. Há estigmas de género que persistem.

Porque é que os populistas gostam de ‘fake news’?

O adágio popular “dividir para reinar” nunca fez tanto sentido como hoje, ainda que pareça não ter contagiado a população portuguesa.

A reputação interessa

A satisfação ou insatisfação dos cidadãos com os serviços públicos depende de perceções que acabarão por ter impacto na reputação daqueles e na legitimidade do Estado.
Ver mais artigos