Autor
Patrícia Calca, Politóloga, ISCTE-IUL
Artigos

Vota em populistas mas não é apolítico

Se o sistema for todo ele, ou maioritariamente, populista, onde encontrarão estes movimentos e partidos culpados para o estado do Estado? Sem inimigos, sem a divisão entre “eles” e “nós”, ficariam sem bodes expiatórios.

O controlo e o descontrolo popular

Devem os eleitores ter algum tipo de controlo formal dos representantes entre eleições, por exemplo na definição de políticas públicas específicas e no processo de decisão política adentro das legislaturas?

O ataque aos moderados

Em termos gerais, sabemos que as eleições se ganham ao centro, tendo presente que o centro em Portugal, hoje, não é mesmo que em Espanha, ou na Alemanha, cada sistema político tem o seu contexto e as suas regras.

Mulheres, de crise em crise

A deterioração das condições de vida das mulheres não aumentou apenas no último ano. Na mais recente crise financeira e económica que experienciámos há uma década aconteceu o mesmo, prolongando-se por anos a fio.

Da corrupção de que todos falam

A crítica generalizada do uso que muitos farão dos recursos estatais contrasta com o efectivo uso desses recursos em benefício próprio. Importa primeiro olhar para o ‘umbigo’ antes de apontar o dedo aos outros.

Elites e guardiões

Os ‘gatekeepers’ em Portugal não são os que “guardam a Democracia”, à maneira das teorias norte-americanas, mas sim aqueles que se guardam de outros grupos, com menos poderes. Os que dela se servem.
Ver mais artigos