Autor
Patrícia Calca, Politóloga, ISCTE-IUL
Artigos

Afinal, o que sabem os eleitores?

De que forma ter acesso a informação que é factualmente errada pode contribuir para a informação/desinformação dos eleitores sobre políticos e movimentos políticos de cariz populista?

Um novo ano, muitas histórias por escrever e o Médio Oriente

Gostaríamos, pelo menos alguns de nós, certamente, que no mundo real os finais fossem mais em linha com as Star Wars, onde o bem e o mal são mais ou menos claros e onde tenhamos a perfeita noção de que lado nos posicionamos. Mas, no nosso mundo as coisas são um pouco mais opacas, resta-nos sonhar com finais mais felizes e alinhamentos mais claros porque a cena internacional é para quando estamos acordados.

Uma década que começa

Importa olhar para o futuro decénio com a vontade de melhorarmos o que está no bom caminho e de mudarmos o que não está.

Angela Merkel foi a Auschwitz e isso é importante

A visita simbólica da chanceler não só marca a sua posição como deve fazer-nos refletir sobre o ressurgimento de extremismos.

De repente somos todos populistas?

Ser democrata coloca desafios como ter de garantir que os direitos de quem o não é são respeitados. Mas isso não quer dizer que se pactue com essas lógicas, há que as denunciar.

O princípio de Mateus e a Universidade

Há docentes universitários a lecionar sem receberem um salário. Há quem o faça na esperança de vir a ser integrado no futuro. A ironia disto tudo é que até para “ser-se explorado” é preciso ter uma certa condição.
Ver mais artigos