Autor
Paulo Cardoso do Amaral, Professor da Católica-Lisbon
Artigos

É urgente legislar sobre os identificadores descentralizados

Não chega criar as funcionalidades para os novos ecossistemas. É preciso que a legislação as aceite para que a economia possa evoluir. @legisladores: talvez esteja na altura de se começar a discutir o assunto?

Afinal a blockchain é a melhor amiga do RGPD

Aprendi, há muitos anos, que em informática tudo se resolve com um nível suplementar de ‘indirecção’. Quem disse que temos de guardar a nossa informação na blockchain tal qual o fazemos numa tradicional base de dados?

A magia dos ‘security tokens’

Um ‘security token’ executa automaticamente direitos e deveres, incluindo a verificação dos procedimentos de combate ao branqueamento de capitais. É uma revolução.

‘Tokens’ não fungíveis, ou como vender fotografias por 69 milhões

Esta obra de arte do Beeple foi ‘tokenizada’ com um NFT e o detentor do ‘token’ será o seu proprietário. Por ora, é fácil ‘tokenizar’ tudo o que seja digital. Fora desse âmbito, mais uma vez a lei não está preparada para isso.

A Bitcoin tem de ser muito mais que um meio de pagamento

Vai ser muito mais interessante quando a lei suportar a desmaterialização da informação tal como o fez com as assinaturas digitais. São assinaturas criptográficas, tal e qual como toda a informação codificada numa Blockchain. Não há que temer a palavra “cripto” porque afinal já estamos hoje rodeados de cripto-coisas.

E se o euro digital não fosse dinheiro?

O desafio do euro digital começa por ser técnico, mas o desafio mais importante é jurídico. O trabalho será hercúleo, mas os ganhos poderão ser o segredo do nosso futuro sucesso económico. Reguladores: vamos a isto?
Ver mais artigos