Autor
Pedro Amaral Jorge, Presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN)
Artigos

Como seria o preço da eletricidade sem renováveis?

Dada a conjuntura atual constituem antes uma vantagem financeira que diariamente gera um sobreganho e uma proteção contra a subida de preços para os consumidores.

Eletricidade na linha da frente da descarbonização

É preciso não esquecer que a missão descarbonização acelerada apresenta obstáculos que requerem muito trabalho para serem devidamente ultrapassados, em outros setores, como a indústria. É neste domínio que pode justificar-se a eletrificação indireta por via do hidrogénio verde.

Como garantir energia verde para as empresas?

Em Espanha, os contratos PPA já se encontram bastante disseminados, ao contrário do que acontece em Portugal, onde este mecanismo de mercado irá seguramente conquistar um lugar ao sol.

O disparo do preço das licenças de CO2

O preço das licenças no mercado de CO2, continua a bater recordes. Mas de onde vem o disparo nos preços e o que se prevê no futuro?

Portugal entre os países que lideram diálogo sobre transição energética justa

No mesmo grupo está a Islândia, o país com a maior produção de energia limpa per capita, o Panamá, os Emirados Árabes Unidos e a pequena ilha de Nauru, no Pacífico, que tem apostado em energias renováveis.

Portugal não pode ficar à margem da energia azul

As energias renováveis oceânicas têm um grande potencial para satisfazer os objetivos de descarbonização da Europa e dar resposta ao aumento da procura de eletricidade que se perspetiva e que tem que ser assegurada de forma acessível.
Ver mais artigos