Autor
Pedro Braz Teixeira, Economista
Artigos

Sugestões para a Ordem dos Economistas

A Ordem dos Economistas deve passar a ter um papel muito mais activo, a identificar os principais problemas económicos do país e a ajudar na construção de soluções.

Mais competências para as autarquias

É urgente transferir mais competências para as autarquias, para respeitar o princípio da subsidiariedade, para melhorar os serviços prestados aos cidadãos e reduzir os gastos supérfluos dos municípios.

Inchar o Estado

Congelar o investimento público e acelerar a contratação na administração pública, sem resultados visíveis no serviço público, é uma escolha que deverá contribuir para continuarmos a caminhar para a cauda da UE.

Travar o definhamento demográfico

Sem resolvermos o problema da estagnação do crescimento e dos salários, não conseguiremos atrair imigrantes qualificados e dinâmicos e, muito menos, garantir a sustentabilidade da Segurança Social.

Identificar o erro e agravá-lo

Antes da aprovação do Portugal 2020, havia consciência do excesso de dispersão com que os fundos do QREN tinham sido aplicados e o novo programa, o PT2020, não só não corrigiu o erro anterior como o agravou.

BCE actualiza-se, com atraso

O BCE acaba de melhorar a sua meta de inflação, com mais de uma década de atraso, mas continua a esquecer o emprego, ao mesmo tempo que incluiu as alterações climáticas nas suas preocupações.
Ver mais artigos