Autor
Pedro Gouveia Alves, Presidente do Montepio Crédito
Artigos

Combater a “pandeconomia”

Vamos por prioridades: recorrer a soluções que possam manter os agentes económicos vivos, em atividade, tirar a febre e manter sinais vitais. Depois, renascerá a esperança.

O mais certo é gerir na incerteza

É legítimo usar a intuição para se perceber como evoluirá a “cadeia de contágio”: o que provocará uma paralisia de circulação de pessoas e bens a nível global?

Coronavírus, a pergunta não é “se” mas “quando”

Mais vale prevenir do que remediar. Sem alarmismos, mas com determinação. É tempo de revisitar os planos de contingência criados nas nossas organizações em casos anteriores, readaptá-los e pô-los em prática.

Cautela e caldos de galinha

Um aumento da incerteza sobre a evolução das taxas de juro pode tornar-se particularmente dolorosa para a economia portuguesa, uma vez que não controlamos medidas de política monetária.

‘Keep it simple’

Os estudos sobre tendências dos consumidores revelam que os indivíduos mostram preferências por experiências de consumo que privilegiem o que é genuíno, sustentável e de equilíbrio emocional. Um regresso às origens.

O compromisso com a qualidade

Uma organização pode viver sem ter um sistema de gestão de qualidade certificado? Pode. Mas ao se obter uma certificação de qualidade, aprendemos, assumimos compromissos e somos mais exigentes connosco.
Ver mais artigos