Autor
Pedro Gouveia Alves, Presidente do Montepio Crédito
Artigos

Façam um favor à Democracia: não prometam o que não podem

Quanto menos vazio for o debate, e quanto mais promessas de difícil, impossível ou insensato cumprimento, menor a credibilidade dos que se apresentam a escrutínio, e menor respeito pelo sistema democrático.

Pior a emenda que o soneto

Esperemos pelas iniciativas das grandes economias, guardando os poucos cartuchos para estímulos de natureza fiscal que permitam aliviar a carga tributária.

O Erasmus nacional

Medidas como o intercâmbio de experiências para jovens entre regiões do litoral e do interior só pecam por tardias. Ironicamente tardias, uma vez que nos arriscamos a que o interior já não tenha jovens para dar “à troca”.

Expetativas ou a teoria do medo

Os portugueses têm dado, por várias vezes, exemplo de profunda generosidade e sabedoria. Privilegiam, acima de tudo, o bom senso e a verdade.

O que faz falta

Se, num cenário adverso, os empresários portugueses conseguiram assinaláveis progressos, o que lhes falta para crescerem e para se afirmarem nos mercados internacionais? Falta a política fiscal.

Adivinhar o futuro

É necessário o relançamento de uma política fiscal que favoreça a atividade empresarial, sobretudo que permita o incremento da competitividade.
Ver mais artigos