Autor
Pedro Lino, Economista
Artigos

Mais dívida e menos poupança

Não se vê uma medida que fomente a promoção do mercado de capitais, nem que incentive as empresas a diminuir a dependência do crédito bancário ou o recurso ao endividamento, a começar pelo próprio Estado.

Desigualdade em alta

Não é abordada qualquer redução das mais de 4.600 taxas cobradas, nem a pressão regulatória sectorial, o cumprimento normativo ou a burocracia que asfixia a capacidade de reacção das empresas.

Fusão falhada

Os desafios que a banca portuguesa tem pela frente irão originar operações de aquisição, mas os gestores devem ter sempre em conta a estabilidade de longo prazo.

Um programa capturado

Não precisávamos de um programa de recuperação económica, que se limita a confirmar a visão estratégica e o rumo do actual programa de governo

Europa, um navio a afundar

Enquanto a Europa está ocupada a legislar com directivas atrás de directivas, a China e os EUA querem saber como ganham dinheiro e fazem a sua sociedade prosperar.

A montanha-russa

Vem aí um rol de eventos e anúncios que irão colocar à prova os nervos dos investidores: das múltiplas vacinas e negociações comerciais entre EUA e China às eleições americanas.
Ver mais artigos