Autor
Pedro Lino, Economista
Artigos

Três mil

A grande diferença na próxima crise são os inúmeros avisos que os clientes têm agora de assinar e que isentam de qualquer culpa as instituições financeiras, garantindo que nenhum “contribuinte” pagará a crise.

Mudança

A ordem mundial futura não passa por países, mas por uma nova realidade, o ciberespaço. E esse novo mundo vai engolir todo o sistema financeiro e com ele os que agora se encontram ao leme dos bancos centrais.

Credibilidade

Após ter sido registado o pior mês do ano, os mercados financeiros registaram em junho a melhor semana do ano, no que foi uma recuperação substancial. Depois das guerras comerciais entre os EUA e a China e o México, os investidores ficaram assustados com um possível desmembramento das empresas tecnológicas como o Facebook, Amazon ou […]

A Comunidade Lusófona, da vontade à realidade

Ocorreu recentemente em Lisboa, e bem, o 1º Fórum de Economistas da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), uma oportunidade para estabelecer um ponto de situação face a múltiplos pontos de agenda que se têm arrastado do ponto de vista não apenas económico mas também político. Um desses pontos, levantados pelo ministro das […]

O peão

Dívidas e peões são a consequência da ditadura democrática silenciosa, onde o poder político procura perpetuar-se com o dinheiro dos contribuintes. Resta saber até quando.

Uma burocracia perigosa

Há que repensar urgentemente a forma como olhamos para as empresas, se como dinamizadoras da economia ou se como funcionárias terceirizadas para cumprir os deveres do Estado.
Ver mais artigos