Autor
Pedro Lino, Economista
Artigos

A oitava maravilha do mundo

Os bancos centrais, em conluio com os políticos, plantaram a semente que irá acabar com a classe média. A oitava maravilha da capitalização desapareceu e com ela o sonho de muitos, de uma vida melhor através do trabalho e da poupança.

O estigma do capital

Numa época em que se confunde dinheiro com capital e dívida, importa salientar que uma sociedade verdadeiramente independente é aquela que não tem vergonha do capital.

Máximos

Apesar da volatilidade gerada pelos ‘tweets’ ou pela incerteza económica, os investidores têm tido segurança, pois ninguém quer os mercados a baixar, nem chineses nem americanos.

(In)sustentabilidade financeira

Não estará o Banco Central Europeu com esta política de taxa de juro negativa a contribuir para a insustentabilidade do sistema financeiro e a sua ruptura a curto prazo?

Incongruências

A disponibilidade para aumentar o nível de endividamento mostra-se como a única solução apresentada pelos políticos, que hesitam a todo o custo em implementar reformas estruturais.

Financiamento a custo zero

Com o fim do Verão chegarão também as reuniões dos bancos centrais, quiçá as mais importantes dos últimos anos, na medida em que irão definir se teremos ou não uma recessão.
Ver mais artigos