Autor
Pedro Lino, Economista
Artigos

A família

Ao não existir uma maior integração entre as empresas dos diversos países, perde-se a cola necessária para manter um projecto vivo, se é que ele existe para além dos interesses familiares.

Telenovelas

Nada de novo se irá saber na CPI da Caixa que já não tenha sido escrutinado há quase cinco anos na CPI do BES, como as ligações entre este e o Montepio ou a CGD. Já a saga do BES não dá tréguas.

Os buracos

Não é do interesse dos accionistas promover fusões, nem dos políticos implementar reformas estruturais quando acham que o banco central vai salvar a economia.

Miopia

Enquanto os EUA incentivam a criação de empresas globais que dominem as principais tecnologias a ser utilizadas pelas populações, a Europa divide e tenta criar empresas de menor dimensão.

Responsabilidade

Sem consequências económicas, sanções ou até a prisão de responsáveis, não teremos gestores à altura e capazes, uma vez que o sistema está mais vulnerável à captura por interesses.

Tratado de Tordesilhas

Estima-se que, entre necessidades de financiamento e défice, os EUA terão de emitir cerca de 1,7 biliões de dólares em 2019, para os quais são necessários investidores. A pressão sobre o dólar pode afetar a economia europeia.
Ver mais artigos