Autor
Pedro Lino, Economista
Artigos

Nem com 58 mil milhões!

A vantagem do sistema fiscal holandês assenta na estabilidade. Apenas existe porque os outros países estão mais preocupados em cobrar impostos, em taxar tudo o que comece a dar lucro.

Os Elefantes Brancos

Estas últimas duas décadas ficaram marcadas pela subida estrondosa da dívida pública oficial e oficiosa, ou seja, aquela que ainda ai vem.

Insanidade financeira

A economia real vai ficar para trás, pelo menos em termos de valorização financeira, suportada pela política monetária, que deixa as empresas de pequena dimensão à mercê da dívida bancária.

Almoços grátis? Não há

Temos governos por todo o mundo a anunciar subvenções, apoios a fundo perdido, empréstimos a custo zero, ou seja, emissão de mais dívida numa sociedade que já não pode pagar a dívida actual.

O choque

Não é possível retomar os níveis de actividade económica sem a vacinação da população mundial, devido ao turismo, sistema de trocas e globalização. A resposta da zona euro não pode continuar tímida.

A bazuca

Cada vez que se menciona a bazuca, seja ela orçamental ou monetária, falamos de imprimir dinheiro do nada, sem contrapartidas reais, sempre associadas a mais impostos e restrições à economia.
Ver mais artigos