Autor
Raul de Almeida, Politólogo
Artigos

Cuidar da Democracia

Nenhum dos três partidos democráticos da fundação do regime se pode mimetizar e sobrepor, sob pena do pântano, da descredibilização de si mesmos e do próprio regime.

Esperança na humanidade

Peço desculpa, mas para quem sempre acreditou no capitalismo de face humana, sinto-me reconfortado com a atitude dos 83 bilionários que querem um novo imposto sobre a sua riqueza.

Da liberdade e do exemplo

O Estado deve ser responsável, pedagógico e eficaz. Deve contrariar onde o interesse comum o justifique, deve abster-se de seguir a corrente mais fácil.

O ódio não é o remédio

Como nas outras áreas do progresso, só mais educação, mais humanismo e mais cultura poderão conduzir a mais justiça e equidade. A base legal está na Constituição, falta dar o passo da mentalidade.

I CAN’T BREATHE

O sistema americano de reconhecimento estrito do mérito e da capacidade de trabalho, troca facilmente a cor pelo dinheiro, possibilitando, e ainda bem, a ascensão rápida dos excepcionais, independentemente da cor, credo ou orientação sexual. Mas, poderá a possibilidade de ascensão dos excepcionais mascarar a situação geral no país? Claro que não.

Quem queremos realmente ser?

Uma massa instrumentalizada na exploração dos instintos mais básicos? Ou uma imensa civilização de homens livres, pensantes e responsáveis?
Ver mais artigos