Autor
Raul de Almeida, Politólogo
Artigos

I CAN’T BREATHE

O sistema americano de reconhecimento estrito do mérito e da capacidade de trabalho, troca facilmente a cor pelo dinheiro, possibilitando, e ainda bem, a ascensão rápida dos excepcionais, independentemente da cor, credo ou orientação sexual. Mas, poderá a possibilidade de ascensão dos excepcionais mascarar a situação geral no país? Claro que não.

Quem queremos realmente ser?

Uma massa instrumentalizada na exploração dos instintos mais básicos? Ou uma imensa civilização de homens livres, pensantes e responsáveis?

O ecofascismo à espreita

É por demais importante uma ecologia ao serviço do homem, que preserve o planeta para as gerações vindouras. Mas não prescindiremos de viver para melhorar o índice da qualidade do ar.

O ser humano descartável

Não vale a pena fingir que não é assim, não vale a pena fingir indignação. As diferentes cartilhas ideológicas têm um fim e um rumo para atingir esse fim.

Um mundo diferente? Não, nem por isso

Não há outro modo de o dizer, a gestão política desta crise por Xi, Bolsonaro, Trump, Raul Castro, Boris Johnson e pela dupla Sánchez-Iglesias foi absolutamente irresponsável e politicamente criminosa.

Sim, a democracia é sempre a melhor resposta

Há muitas falhas, muito a fazer, um estado de emergência geral em curso, mas o pacto informal de regime entre os líderes políticos do país revela uma classe política liderante à altura do momento.
Ver mais artigos