Autor
Ricardo Jorge Silva, Instituto Politécnico do Porto
Artigos

O futuro da democracia na Europa

O estado de emergência, o recente debate deplorável das eleições presidenciais nos Estados Unidos da América e a degradação do sistema parlamentar do Reino Unido, bem patente no Brexit, justificam a necessidade da União Europeia se afirmar como protagonista qualificada para salvaguardar a cultura democrática e o Estado de Direito, invertendo a direção das coisas.

Madeira, o Seu Destino Natural

O modelo de negócio do turismo não vai voltar ao que era. Precisa-se, urgente, de uma estratégia e conhecimento. É tempo para soluções inovadoras, onde risco, rendimento e impacto estejam presentes na avaliação de qualquer intervenção.

Sede de Futuro

Os termos militares entraram no léxico económico através da Estratégia e da Competição Empresarial, mas no nosso país entraram, recentemente, no quadro da pandemia, associados ao relançamento da economia pós-confinamento. Mais concretamente pela necessidade de saber se o programa de recuperação da União Europeia (UE) responderia à crise; e, caso sim, como o faria se com recurso a “uma fisga ou uma bazuca”.

Um Equilíbrio Dinâmico

Tanto na academia, como na prática, todos sabemos que a proficiência da gestão é um preditor crítico de desempenho inovador de uma organização, na medida em que a gestão se relaciona positiva e diretamente com qualquer tipo de inovação, sejam ela radical, instrumental ou administrativa.

Pós Covid-19: Quando os Direitos podem evoluir para Privações

Estima-se que entraremos, muito em breve, numa fase em que certamente ocorrerá a maior mutação no conceito de pobreza de todos os tempos, exigindo monitoração constante e uma ação de mobilização e solidariedade concertada, ímpar na história da humanidade, por forma a amenizar a crise e impedir que não nos viremos uns contra os outros. Fica uma reflexão sobre futuro.

2021, Odisseia no Espaço da União

Encontrar as respostas adequadas a diferentes níveis – económico, social, científico e, sobretudo, político – que concorram para uma solução integrada é o grande desafio que temos pela frente.
Ver mais artigos