Autor
Ricardo Jorge Silva, Instituto Politécnico do Porto
Artigos

Valores e valor em tempos de pandemia

De salientar que, quando se trata de uma pandemia, o oceano de informação produzida à escala global é imenso, bem como as divergências públicas de opinião, o que gera desconfiança e confusão entre as pessoas; e, a prazo, deterioram as relações e os comportamentos sociais.

A Tecnologia, o Fluxo e o Futuro do Ensino

No contexto atual, a digitalização e a inteligência artificial (AI) são o “novo fluxo” da revolução (2005) – a partir de sistemas interconectados no processo produtivo (CPS, cyber Physical system).

Sapatos de Madeira

Os clubes da SuperLiga avançaram com um anteprojeto que se propunha gerar “mais de €4,0 bilhões por temporada, com a difusão global e direitos associados aos patrocínios”. De salientar que esse valor é aproximadamente o dobro da atual Liga dos Campeões, que a SuperLiga pretende superar, como a principal competição de clubes do continente Europeu.

Plano de Recuperação e Resiliência, uma Fé Utópica

Em termos concretos, nos próximos cinco anos e meio, teremos acesso a um volume ímpar de recursos a fundo perdido, 13.944 milhões de euros, aproximadamente 2,5 mil milhões de euros por ano, o que sendo excelente, é também um verdadeiro teste à nossa capacidade de realização coletiva.

Turismo: O desafio da superação

Certamente, o futuro do turismo caminhará lado a lado com a evolução da pandemia, mas a iniciativa não deve ficar confinada. O desenvolvimento de um boletim individual de vacinas digital, associado ao passaporte ou cartão de cidadão, poderá fazer renascer a esperança no relançamento da mobilidade das pessoas a nível mundial.
Ver mais artigos