Autor
Ricardo Junqueiro, Advogado
Artigos

Abrir a porta à censura?

Legitimando-se políticas de “monitorização do discurso”, hoje a pretexto do combate ao racismo, com que argumento as combateremos amanhã, quando o que se quiser monitorizar for outro tipo de discurso?

Next Generation EU

De todas as alturas em que podia ter sido atingida por uma crise com esta magnitude, a União Europeia tem a sorte (ou o mérito) em ter uma Presidente da Comissão como Ursula.

“Whatever it takes – Part 2”

O acórdão do TC alemão tem sido visto como um “tiro no coração” do princípio da supremacia do direito da União e como um “balão de oxigénio” para as batalhas jurídicas e políticas dos países eurocéticos.

A União faz a forca?

É possível que dentro da União o resultado desta crise seja mais desigualdade, menos solidariedade e uma súbita constatação de que os que saíram ficaram melhor.

Concorrência e Covid-19: preparar o ‘day after’

“Vamos achatar a curva” da doença são as palavras de ordem. Seria mais correto falar no plural, porque a curva do crescimento económico também vai ser achatada, ou mesmo invertida.

Esther Bejarano e Marega

Aqui e ali começa a tolerar-se o discurso do ódio racial sob determinados pretextos, que vão desde o da liberdade de expressão à importância da diversidade de correntes de pensamento. É nossa responsabilidade coletiva não deixar a história repetir-se.
Ver mais artigos