Autor
Ricardo Junqueiro, Advogado
Artigos

A União faz a forca?

É possível que dentro da União o resultado desta crise seja mais desigualdade, menos solidariedade e uma súbita constatação de que os que saíram ficaram melhor.

Concorrência e Covid-19: preparar o ‘day after’

“Vamos achatar a curva” da doença são as palavras de ordem. Seria mais correto falar no plural, porque a curva do crescimento económico também vai ser achatada, ou mesmo invertida.

Esther Bejarano e Marega

Aqui e ali começa a tolerar-se o discurso do ódio racial sob determinados pretextos, que vão desde o da liberdade de expressão à importância da diversidade de correntes de pensamento. É nossa responsabilidade coletiva não deixar a história repetir-se.

O capitalismo da vigilância

Sabemos que há um próspero negócio com base nos nossos dados. Todavia, quando a escolha é ceder ou ficar de fora, o utilizador é, na verdade, “coagido” a autorizar.

Um regime perverso

A Concorrência é essencial, mas o Estado de Direito também. O desafio está em conseguir o equilíbrio adequado entre ambos. A norma Proposta está longe de o conseguir.

O estado policial da Concorrência

O ‘enforcement’ das normas de concorrência está a conduzir à criação de um Estado de Polícia dentro de outro Estado, onde tudo é permitido a quem investiga e pune e pouco, e cada vez menos, a quem é investigado e se defende.
Ver mais artigos