Autor
Ricardo Leite Pinto, Professor Universitário
Artigos

Da estupidez natural

Há leituras obrigatórias, como a “História Natural da Estupidez” de Paul Tabori, agora reeditada em português, que trata da mais perene e catastrófica característica do ser humano.

Viva Orwell!

O escritor britânico, conhecido sobretudo por “1984 “e “A Quinta dos Animais “ procurou quase sempre juntar nas suas obras o propósito político e a intenção artística cujos valores prezava.

Patriotas: votai na Europa!

Em que outro lado os Estados e os povos mais ricos contribuem para os mais pobres? A Europa não está morta. Em muitas das suas dimensões está por nascer.

Aventuras da “traquitana”

Nesta história reconheça-se que PSD e CDS também não saem bem, mas a iniciativa táctica é do Governo e não da Oposição. E a tal “táctica” só podia dar o resultado que deu: uma mão-cheia de nada e outra de coisa nenhuma.

Uma semana na Venezuela

Não há um plano de resposta devidamente preparado e em condições de ser executado que salvaguarde verdadeiramente o serviço público, garanta os serviços mínimos e tranquilize os portugueses em situações de emergência.

Magalhães vs. Elcano

O que mais surpreende nesta disputa, porque era suposto não haver já atrevimento para tal, é a despudorada utilização da “História” com propósitos explicitamente políticos.
Ver mais artigos