Autor
Ricardo Leite Pinto, Professor Universitário
Artigos

Notícias do bloqueio (I)

Comércio fechado. Como vão levantar a cabeça daqui a três ou quatro meses meses? Mas a livraria resiste. Está aberta. Faz sentido: em casa lê-se mais.

Vírus

Há no ordenamento jurídico português certos animais que são menos (ou mais) animais que os outros… E isto por força da inação de outros animais (que se dizem racionais) e que dão pelo nome de legisladores.

Convicção ou ignorância?

O Estatuto do Ministério Público continua a defender a objecção de consciência dos magistrados para se oporem a ordens ilegais ou que violem a sua consciência jurídica. Nada acrescenta ou retira.

Memória

A historiadora Maria de Fátima Bonifácio saiu do espaço público. Talvez daqui a seis décadas algum seu bisneto, ao pretender saber dos costumes portugueses no princípio do séc. XXI, consiga saber o que aconteceu.

Pedir desculpa pelo passado?

A emergência nas universidades dos estudos de género e o enfoque nas temáticas ditas “minoritárias”, associadas à ideia do reconhecimento das “injustiças históricas”, trouxe-nos aqui.

Mexe-te e pagas

O Governo da pátria, qualquer que ele seja, está compelido a ter que ir aos bolsos do povo. Ou melhor, daquela parte do povo que ainda tem uns trocos nos bolsos. É isso que se designa de elaboração do Orçamento.
Ver mais artigos