Autor
Ricardo Monteiro, Comentador
Artigos

Davos prefere as máquinas

Da próxima vez que ouvir falar da indústria 4.0, já sabe do que se trata. É a mesma que garante que 1% das pessoas detenham hoje 50% da riqueza mundial. E 65% dentro de dez anos.

Pública ou privada, essa não é a questão

Ser gestor público ou privado não é pois onde jaz questão. Ela está na probidade e competência de quem a exerce. Deem-me mais Silva Lopes e menos Farias de Oliveira.

Não há fuga

Tocou aos britânicos, por vaidade e baixa política de um dos seus primeiros-ministros, comprovar na pele que não há História, dimensão ou poder que nos valham quando se quer virar costas à Europa.

Quem policia a polícia?

A justiça é dos juízes e não nossa, dos cidadãos. E é assim que nós, aqueles em nome de quem e por quem a justiça é ministrada, nos vemos negados a celeridade da mesma.

Monopólios, filhos bastardos da democracia

Os Estados, desesperados na sua cada vez maior irrelevância, transferem a sua lealdade para quem lhes dá um balão de oxigénio sob forma de receitas e impostos.

30.800.000.000 de dólares

Desde o longínquo ano de 1984 que o Ocidente espera que a China sucumba sob a aparente contradição do seu sistema. Mas o tempo passa e quem sucumbe sob as suas contradições é o Ocidente.
Ver mais artigos