Autor
Ricardo Monteiro, Comentador
Artigos

Democracia ocidental: o descalabro

Se Trump voltar a ganhar, o mundo dificilmente recuperará em duas frentes, a do clima e a do equilíbrio internacional. E com elas virá o acelerado declínio da democracia e do seu irmão gémeo, o Estado de Direito.

Pobres, burros e preguiçosos

Um trabalhador é ele próprio e as suas circunstâncias. Por cá, apontemos o dedo a quem não investe e prefere manter empresas de baixos salários. Menos empresários ricos com empresas pobres. Mais empresas ricas e empresários profissionais.

Só a verdade Chega

Olho para o Chega como um perigo para a nossa democracia. É por isso mesmo que o tratarei sempre com a maior seriedade, que tentarei desmontar cada um dos seus argumentos.

Greta e o Clima: a mesma alteração

Se a demagogia necessitasse de uma imagem, nada melhor que a conferência de Greta. Teatralizada, dramatizada e concitando a atenção das câmaras mundiais, a mensageira é agora mais importante que a mensagem onde a hipérbole substituiu a temperança e o terror se sobrepôs à razão.

Euro meu, erro meu

O euro é isso mesmo: um cartão de crédito com um plafond altíssimo, que nos é permitido aumentar quando queremos, desde que não fiquemos sem trabalho e o emissor aceite.

O centro-esquerda é o novo centro-direita

A direita anda muito ocupada com temas ainda mais à sua direita para se ocupar do verdadeiro e importantíssimo espaço do centro político. Esse é de António Costa.
Ver mais artigos