Autor
Roberto Figueira, partner na PKF Madconta
Artigos

Desafios da profissão para 2020

O que há de transcendentemente diferente na revolução digital é a velocidade da mudança, alimentado por uma rede de comunicação global em que a velocidade e a capacidade de processamento de dados permitem ciclos muito curtos de inovação e de adoção massiva de novas tecnologias.

Salário mínimo nacional!

Entendo que o tema é de tal forma sério, que podemos colocar em causa até a própria sobrevivência de milhares de empresas, se este trabalho e se estes aumentos propostos não forem devidamente estudados e fundamentados, de acordo com a nossa realidade.

Comunicação do inventário – agora valorizado!

A pequena grande diferença é que agora essa comunicação terá que conter, além das quantidades, o valor desse mesmo stock.

SAFT T da contabilidade – adiamento

As empresas devem sim sentir-se atraídas por um País que as acolhe, que não fique com grande parte dos excedentes gerados, permitindo assim o investimento contínuo. Qualquer País que possua carga fiscal baixa, adequada às operações e dimensão das empresas, tem igualmente empresários que não se importam de pagar esses mesmos impostos, sem que seja necessário o tal “sistema policial”.

Greves – que consequências?

E não podem, acima de tudo, colocar em causa a liberdade e os direitos dos restantes cidadãos, que é na prática, aquilo que todos invocam.

Pagamentos por conta – aí vem o primeiro

Esta medida de antecipação de impostos quando foi criada, tinha subjacente uma situação do País muito débil, e como tal, era uma medida provisória. O facto é que de provisório nada teve, e arrasta-se no tempo há vários anos, obrigando as empresas a “financiar” a atividade do Estado.
Ver mais artigos