Autor
Rui Ribeiro, Diretor Executivo LISS - Universidade Lusófona Information Systems School
Artigos

Era uma vez um Estado Digital

Importa definir uma visão de “Burocracia Zero, Tempo de Resposta Zero”, suportado numa arquitetura de dados (quem é dono do quê) e de fluxos de comunicação única (processos) para esse Estado Digital.

Tinha a fábrica, agora imprimo 3D

A 4ª revolução industrial ainda não terminou e já estamos a entrar na 5ª, na qual passaremos pela incorporação e personalização direta de produtos ou componentes de valor acrescentado por download.

A minha mesa de trabalho desapareceu

Roubando a reflexão a Charles Darwin, “não serão as empresas mais fortes que sobreviverão, nem as mais inteligentes, mas sim aquelas que souberem adaptar-se à mudança tecnológica do presente e do futuro”.

A transformação digital do professor

Os profissionais que nasceram no século XX, formados com metodologias do século XIX e que ensinam no século XXI têm de aprender modelos de ensino em rede. Para isso é preciso investir na sua formação.

A caixa que mudou o mundo

Em 2019, os meios digitais vão representar, pela primeira vez, mais de 50% dos gastos em publicidade. As tradicionais estações de televisão vão viver tempos difíceis.

Dividir Google, Amazon, Facebook, Apple e Microsoft: o Oriente agradece

Atualmente, quando se pensa na divisão das megaempresas para ganhar terreno no plano concorrencial, não se pode pensar apenas no plano económico, também importa pensar no plano geopolítico.
Ver mais artigos