Autor
Safaa Dib, Empresária
Artigos

“Kafala” à portuguesa

Não podemos continuar a fazer vista grossa a um sistema com graves implicações sociais que pode levar a um aumento do sentimento anti-imigração, facilmente aproveitado por populistas.

Já vai tarde um ‘Me Too’ português

Decorridos cerca de quatro anos desde o eclodir internacional do movimento ‘Me Too’, com vastas repercussões em sociedades ocidentais, é seguro afirmar que vitórias importantes foram alcançadas.

Autárquicas, entre política e politiquice

Com a transferência de novos poderes para os municípios, precisamos de novas visões e competência para cumprir essas responsabilidades e aproximarmo-nos cada vez mais do sonho de uma verdadeira regionalização.

Feminismos marginalizados

Não há uma forma moralmente superior de fazer feminismo ou ser feminista. E discutir o “melhor” feminismo é amiúde contraproducente. Só quando todas são ouvidas se pode abrir caminho para uma sociedade mais justa e igualitária.

O culto tóxico da celebridade

Atualmente tudo se transformou em entretenimento, desde o jornalismo à política. Se tivesse de escolher uma analogia, diria que hoje somos todos gladiadores a lutar numa arena, disputando o ruído, a estridência.

Recuperar a esperança para vidas suspensas

Mais do que nunca, precisamos de relançar a esperança com as mensagens certas, que devolvam o foco e o otimismo. Um país prostrado só conseguirá enfrentar o mundo pós-pandémico se encontrar o espírito certo.
Ver mais artigos