Autor
Safaa Dib, Empresária
Artigos

“Alexandria Ocasio-Cortez goes to Washington”

Nunca foi tão claro como agora qual o caminho a seguir. Resta escolher a ação e rejeitar o comodismo, a apatia e o populismo fácil que têm sido as maiores ameaças à democracia.

Os populistas-nacionalistas já estão entre nós

O mundo está a mudar e o desafio é o de fazer política que inclua todos, não o de criar ainda mais divisões.

Culpa e vergonha

A revista Time escolheu como “Pessoa do Ano” os guardiões, os jornalistas que se posicionam ao longo das linhas vermelhas entre a democracia e a tirania. Símbolos de uma coragem feroz face à adversidade.

Terrorismo de informação, a ameaça às democracias liberais

Estamos cada vez mais expostos a falsos profetas e gurus de auto-ajuda que propagam termos e palavras-chave como veneno nas colunas de opinião, discussões e debates que, todos os dias, irrompem na Internet, provando que as técnicas de proliferação de ‘fake news’ continuam a ser bem-sucedidas.

A estratégia do otimismo

Ainda acreditamos num futuro melhor? Mas esta pergunta pressupõe outra: conseguiremos construir um futuro melhor? O que é necessário fazer para resistirmos de forma positiva?

Os Espetros de Marx

Décadas depois, e em pleno séc. XXI, com vários terramotos políticos a dominar o panorama global, as revoluções na Europa cederam a uma visão cínica, pessimista e quase fracassada.
Ver mais artigos