Autor
Schroders
Artigos

Sustentabilidade no investimento: menos risco, mais valor

Reduzir a quantidade de plásticos descartáveis ou viajar de comboio são duas formas de reduzir a nossa pegada ecológica. E no investimento, o que podemos fazer para reforçar a sustentabilidade?

Juros compostos: a magia da multiplicação das poupanças

Se aos 20 anos poupar 150 euros por mês e investir este valor a 5% de juros ao ano, quando celebrar o 45º aniversário vai ter cerca de 86 mil euros, quase o dobro do que poupou. E mesmo que aos 45 deixe de reforçar o seu investimento, quando se reformar, terá mais de 250 mil euros. É esta a magia dos juros compostos.

Ciência comportamental apoia decisões de investimento

Prefere 2000 euros hoje ou 2100 daqui a um mês? Vai pô-los de parte para uma eventualidade ou investi-los? Procura aplicações recomendadas por amigos ou aconselhamento especializado sobre decisões de investimento? Opta por um retorno modesto, mas certo, ou arrisca num incerto que possa compensar?

Fundos temáticos: grandes tendências, novas oportunidades

Os fundos temáticos centram-se nas grandes tendências globais de longo prazo que estão a transformar o mundo e na inovação que, em cada uma destas áreas, está a criar novas oportunidades de investimento, com um retorno mais sustentável.

Os três mitos infundados do investimento sustentável

O interesse dos investidores em ativos sustentáveis é cada vez maior, numa procura de retorno financeiro, compromisso social e menor risco.

Clima: alterações também no investimento

No final de 2018, o Emission Gap Report das Nações Unidas revelou que as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) voltaram a subir e o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas assumiu que a temperatura já aumentou em média 1°C – em certas regiões ultrapassou 1,5°C -, alertando para a necessidade de esforços sem precedentes para travar este trajeto.
Ver mais artigos