Autor
Sérgio Dundão, Investigador
Artigos

A era do ódio nas redes sociais

As redes sociais são hoje espaços de ataques e de consagração de inimizades políticas, particularmente em relação a grupos minoritários que reivindicam os seus direitos.

Confinados e consumistas

A internet afirmou-se como a nova arena para a superação da crise de produção capitalista e evitou (ou será que adiou apenas?) uma nova revolução económica e social.

A glorificação do teletrabalho e o fim da esfera da intimidade

A solução ‘teletrabalho’ torna uma existência sem trabalho na era moderna impossível, sendo essa a ontologia da vida na modernidade e um caminho sem volta para os sujeitos do nosso tempo.

A novela romanesca da política angolana

Os velhos hábitos do passado e a cultura enraizada na nobreza eduardista não permitiram compreender que a nova metanarrativa política obrigava o actor principal a ir para além das falas encenadas.

A nova ordem de poder em Angola: de José Eduardo dos Santos a João Lourenço

Quanto mais condicionalismos enfrentar a estratégia de poder de João Lourenço maior será a preservação dos interesses de certos grupos do passado. O presidente poderia evitar esses mesmos condicionalismos celebrando um novo pacto político amplo e fora da estrutura do MPLA.

O presente, o futuro e as incertezas africanas

O futuro em África deixará de soar incerto quando o sujeito africano passar a ser mais relevante nas apreciações do potencial africano, por oposição aos recursos naturais ou riquezas.
Ver mais artigos