Autor
Sérgio Dundão, Investigador
Artigos

Psicografia da independência de Angola

O Executivo passou a exercer uma espécie de biopoder que lhe garante o controlo sobre a vida e a morte dos cidadãos, principalmente dos críticos do estado de coisas actuais.

Grada Kilomba e o incómodo sobre o passado colonial

A artista Grada Kilomba, por intermédio da sua arte, produz uma comunicação política dentro da esfera pública portuguesa, que é, cada vez mais, avessa ao questionamento sobre o papel de Portugal no mundo.

A ‘débâcle’ do Estado afegão e o retorno dos talibãs

Quando se trata de poder, a nossa moral ou ética são, em si, insuficientes para nos livrar das injustiças praticadas pelo poder político-militar. A morte do Sócrates serve-nos sempre como guia espiritual dos desmandos do poder. 

O estado de excepção ad aeternum

Se os representados e os representantes são incapazes, por vontade própria, de decretar o estado de excepção, como se concebe este tipo de estado numa ordem democrática?

África e a sua velha “pandemia” da malária

Declarar o estado de calamidade e desenvolver uma política séria de combate a malária deve ser uma questão de segurança humana e de preservação de um futuro para os africanos.   

Trabalhadores invisíveis, uni-vos!

Poucos são os trabalhadores visíveis que reflectem sobre o facto de a sua segurança laboral ser garantida pela actividade de um trabalhador invisível.
Ver mais artigos