Autor
Sérgio Dundão, Investigador
Artigos

Prisioneiros do presente

Decorridos tantos anos das independências africanas, observa-se que a geração da utopia deixou de ser capaz de produzir novas narrativas utópicas. Somos todos prisioneiros do presente e das suas dinâmicas.

O triunfalismo do activismo na era dos ‘quase-cidadãos’ em África

Perante o triunfalismo do activismo no século XXI, impõe-se a seguinte reflexão: teremos de ser todos activistas para podermos exercer os nossos direitos em África?

Dois anos de presidência de João Lourenço

É, de facto, no estilo de fazer política que se nota uma diferença significativa entre João Lourenço e José Eduardo dos Santos, referidamente na comunicação política.

As empresas da fé e a miséria dos povos africanos

A proliferação da fé é um produto incentivado pelos regimes africanos que, deste jeito, controlam os líderes empresariais da fé para evitar qualquer tipo de insubordinação política e social.

O novo evangelho político sobre a luta anti-corrupção em África

A corrupção nos regimes africanos tem sido alimentada pelas chefias políticas, que preferem regimes com instituições frágeis ou débeis a fortes e independentes. A reforma política implica real separação de poderes.

O Silêncio eleitoral da Diáspora Angolana na Constituição de 2010

A exclusão eleitoral da diáspora angolana inseriu-se numa estratégia política de perpetuação de poder, pensado em prol de uma só figura política.
Ver mais artigos