Autor
Sérgio Dundão, Investigador
Artigos

Dois anos de presidência de João Lourenço

É, de facto, no estilo de fazer política que se nota uma diferença significativa entre João Lourenço e José Eduardo dos Santos, referidamente na comunicação política.

As empresas da fé e a miséria dos povos africanos

A proliferação da fé é um produto incentivado pelos regimes africanos que, deste jeito, controlam os líderes empresariais da fé para evitar qualquer tipo de insubordinação política e social.

O novo evangelho político sobre a luta anti-corrupção em África

A corrupção nos regimes africanos tem sido alimentada pelas chefias políticas, que preferem regimes com instituições frágeis ou débeis a fortes e independentes. A reforma política implica real separação de poderes.

O Silêncio eleitoral da Diáspora Angolana na Constituição de 2010

A exclusão eleitoral da diáspora angolana inseriu-se numa estratégia política de perpetuação de poder, pensado em prol de uma só figura política.

A Juliana que o Rocha Pinto viu morrer

No continente africano existe uma espécie de democracia de ‘homens’ excessivamente armados em zonas militarizadas e não militarizadas, onde se impõe a autoridade política através do medo.

África na era da vassalagem democrática

Os partidos independentistas defendiam a necessidade de erguer uma sociedade justa e livre e não uma privatização do poder soberano. Acontece que a captura de poder passou dos velhos partidos para os seus líderes.
Ver mais artigos