Autor
Shrikesh Laxmidas
Diretor Adjunto
slaxmidas@jornaleconomico.pt
Artigos

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

A semana começa com um dia cheio de discursos de banqueiros centrais da Fed e do BCE. A época de resultados acelera e, por cá, João Leão é ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças, precisamente sobre o Orçamento do Estado, na sexta-feira, o mesmo dia em que o Parlamento debate a proposta de lei do Governo para obrigatoriedade do uso de máscara e a da aplicação STAYAWAY COVID.

PremiumRobert Wilson e Paul Milgrom: Os economistas que arrebataram o Nobel através de leilões

Desta vez, a Academia Real Sueca não pode ser criticada por privilegiar a teoria. Atribuiu o Nobel da Economia a dois americanos que estudam a forma de melhorar um processo que afeta a compra e venda de milhares de produtos e serviços à volta do mundo: os leilões.

Uma calamidade nunca vem só

António Costa disse que não quer ser autoritário, mas, no caso da ‘app’ e do Orçamento, está a ser. Se não se cuidar pode acabar por adicionar à calamidade sanitária e económica uma calamidade política.

Plano de recuperação: Bruxelas elogia foco do Governo na resiliência e transição digital

“Ainda é muito cedo para fornecer uma avaliação completa do projeto de Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, no entanto, notamos já o forte enfoque na construção de resiliência e na transição digital”, disse um porta-voz da Comissão Europeia ao Jornal Económico.

Portugal paga taxa negativa para emitir obrigações a oito anos

Até à data, o IGCP só tinha conseguido taxas negativas numa maturidade de OT, a de seis anos. A agência liderada por Cristina colocou o montante total máximo indicativo: 346 milhões de euros em dívida com maturidade em outubro de 2028 e 654 milhões com prazo em em abril de 2037.

PremiumApanhar a boleia da retoma para regressar à rota descendente

O crescimento da economia deverá mais que compensar o saldo negativo orçamental, segundo as contas do Governo, permitindo regressar em 2021 à curva descendente do rácio da dívida pública.
Ver mais artigos