Autor
Shrikesh Laxmidas
Diretor Adjunto
slaxmidas@jornaleconomico.pt
Artigos

PremiumA vacina e as bolsas: Braço de ferro entre a injeção de otimismo e a realidade imediata

Após a reação eufórica e ganhos nas bolsas à notícia da eficácia de 90% na vacina da Pfizer e da BioNTech na semana passada, os resultados dos testes da Moderna foram recebidos com mais contenção, apesar de uma eficácia superior e vantagens em termos de armazenamento. O efeito da eleição de Joe Biden para a Casa Branca, que tinha ajudado aos ganhos na semana passada, já está dilúido, tal como está o factor surpresa sobre a vacina. Em sentido contrário, o aumento do número de infeções e mortes em várias regiões deve levar a mais restrições e danos económicos permanentes, preocupações que se sobrepõem ao otimismo sobre a vacina.

“Reunião do BCE vai mostrar disponibilidade, flexibilidade e rapidez na atuação”, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal e membro o Conselho de Governadores do Banco Central Europeu, sublinhou a provável expansão do programa de emergência de compra de ativos dessa instituição, a ser anunciada após a reunião que irá decorrer a 10 de dezembro.

Centeno: “A banca ajudou a evitar uma crise de crédito que teria sido dramática”

O governador do Banco de Portugal sublinhou que “os bancos fizeram parte da solução e não foram parte do problema”. Alertou, contudo, que é preciso garantir a resiliência do sistema bancário, “em face de um provável aumento das perdas de crédito”.

Premium‘Suspense’ sobre nova concessão e entrada do Estado deixam CTT sem destino certo

Negociação do OE2021 recolocou na agenda a entrada do Estado, numa altura em que a concessão do serviço postal chega ao fim e renovação não está garantida. Empresa está ‘refém’, alertam analistas.

PremiumEntre o BCE e a vacina, a taxa a 10 anos deverá ficar acima da ‘linha zero’

Taxa da dívida a 10 anos ‘namorou’ os 0%, mas notícias sobre a vacina levaram os investidores para ativos de risco. Mais estímulos do BCE já estão incorporados no preço, mas devem limitar a subida.

PremiumCristina Casalinho: Peso das PME “não penaliza em excesso o crescimento”

A presidente do IGCP reage ao alerta da Moody’s sobre uma destruição económica em Portugal. “Crescimento não destoa do conjunto europeu”.
Ver mais artigos