Autor
Shrikesh Laxmidas
Diretor Adjunto
slaxmidas@jornaleconomico.pt
Artigos

Alemanha e Espanha levam FMI a rever em baixa a projeção de crescimento na zona euro para 1,3% em 2020

Apesar da ligeira revisão em baixa para 2020, a organização liderada por Kristalina Georgieva ainda vê a economia da zona euro a crescer 1,4% em 2021. “As melhorias projetadas na procura externa apoiam a consolidação esperada no crescimento,” afirmou a edição de janeiro do World Economic Outlook.

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Christine Lagarde poderá anunciar o início formal da revisão estratégica do BCE depois da reunião de quinta-feira. A semana ser marcada pelo World Economic Forum em Davos e pela época de resultados em Wall Street.

PremiumLagarde poderá iniciar revisão estratégica do BCE na próxima semana

A francesa herdou o volante do banco central e anunciou logo o arranque de uma tardia revisão estratégica. Objetivo da inflação e ferramentas vão centrar um debate aceso que poderá também tornar o Banco Central Europeu mais ‘verde’.

‘Greta minds think alike’

Os críticos de Greta Thunberg são um bocado míopes. Muitos deles são homens brancos, de meia idade e que ocupam confortáveis lugares cativos nos corredores do poder político, mediático ou empresarial.

“Arresto de bens de Isabel dos Santos é uma gota de água no oceano”, diz economista Alves da Rocha

Manuel Alves da Rocha, diretor de Estudos Económicos da Universidade Católica de Angola explicou em Lisboa que o arresto de bens da empresária poderá ser uma gota de água em dois sentidos: em relação às enormes necessidades de financiamento do país e ao desconhecido valor total que saiu de Angola ou foi retirado ilegalmente do Estado.

Isabel dos Santos: “Não tenho capital ilícito em Portugal”

Numa entrevista à RTP3, Isabel dos Santos foi questionada sobre se receia um arresto do seu património em Portugal. “Eu quero acreditar que a justiça portuguesa é uma justiça real e que funciona e que há um Estado de direito em Portugal”, respondeu a filha do ex-presidente angolano.
Ver mais artigos