Autor
Sofia Vale, Economista, Professora do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Artigos

2021, odisseia na Europa

No rescaldo dos primeiros resultados da crise, é um dado adquirido que a chave da recuperação é o recurso a políticas orçamentais e fiscais massivas, articuladas com a intervenção da política monetária não-convencional do BCE.

A pandemia e a simbiose entre o global e o local

A exigência de remeter a população ao seu pequeno universo de abrigo – a casa e sua vizinhança – enquanto se encurtava a distância digital para manter uma atividade produtiva dominada pelo setor dos serviços, foi apanágio da pandemia. Chegar muito longe, sem poder sair do muito perto, teve o efeito de encaminhar o capital para setores estratégicos onde as tendências de concentração eram já evidentes.

Desigualdade, o calcanhar de Aquiles do crescimento

A desigualdade é a maior ameaça recente ao crescimento económico. Para recuperar um ritmo de crescimento sustentado será necessário retomar os princípios do ‘Welfare State’, colocando a correção da desigualdade em primeiro plano.

Saúde e economia: um ‘trade-off’?

O balanço entre economia e saúde é delicado, mas um setor de saúde robusto requer uma economia forte. Deixar ruir a economia hoje, pagar-se-á a prazo com o colapso da saúde.

Estados Unidos: a leste do paraíso

A América regrediu a passos largos. O modelo capitalista liberal das últimas quatro décadas conduziu o arquiteto do mercado livre à rutura económica e sobretudo social, acentuando os seus conflitos latentes.

O elogio da política económica

O paradoxo da poupança tem um efeito negativo sobre a economia, comprometendo o seu crescimento. Neste sentido, compete ao Estado fazer o contrapeso deste comportamento de entesouramento.
Ver mais artigos