Autor
Sofia Vale, Economista, Professora do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Artigos

Jackson Hole: a Oeste, algo de novo

A capacidade americana de elencar e discutir problemas atuais, marcando a agenda económica internacional, e, simultaneamente, propagandear o debate, continua a ser um sinal da sua indiscutível liderança.

Repetir a História

O projeto europeu tem sobrevivido graças a uns visionários que reconhecem o papel que as instituições podem desempenhar na instauração da confiança internacional. O que acontece agora nas fronteiras da Europa exige o mesmo tipo de discernimento.

Da reKuperação

O tratamento de fundo da economia portuguesa exige transformações estruturais que promovam a sua diversificação produtiva. Cabe ao Estado ser o catalisador desta estratégia.

A nação do Estado

A espera por soluções macroeconómicas de fundo tem sobretudo resultado no desperdício de tempo precioso para pôr em prática políticas sociais corretivas. Urge promover uma nação mais igualitária.

Política económica, precisa-se!

Gradualmente e, desejavelmente, sem recuo, desponta finalmente na Europa a ideia de que, se algum dia for recuperada, a inflação será o pequeno preço a pagar pela retoma.

O plano Marshall pós-pandemia

Como no pós-guerra, a recuperação económica exige a retoma da procura, que incitará o normal funcionamento dos mercados, o que só será possível se se restabelecer a confiança nas relações internacionais.
Ver mais artigos