Autor
Sónia de Sá, Professora, Universidade da Beira Interior
Artigos

Este país não é para mulheres

Tenho alguma resistência em abordar temas que, por um motivo ou outro, alimentam a cacofonia das redes sociais digitais, mas não posso ficar em silêncio perante um Portugal que não está preparado para refletir sobre a sua fortaleza machista, o seu invólucro sexista e a sua aura misógina.

Dez metros quadrados na vida de uma teleprofessora

Este é só um dia de uma mulher comum, que tem como atividade profissional a docência, e que viu o último ano da sua vida através de dois ecrãs de computador.

Dia Internacional da Mulher: vítimas com voz

Porque é que continua a ser necessário assinalarmos o 8 de março? Se olharmos à nossa volta, encontram-se histórias tão graves – e mais – como as que vos relato neste texto pelos olhos de quatro vítimas.

Do interior para o resto do país: “Assim, não dá mais!”

Não basta propor e até aprovar leis para “valorizar o interior” se depois nada de concreto e significativo é feito. Se o rumo continuar a ser este, que razões terá o povo para continuar a ser sereno ou silencioso?

Derrotar uma (a)ventura em cinco atos

Derrotar a extrema-direita já nestas eleições deve ser imperativo e o propósito central de todos os que acreditamos na democracia, na liberdade e na equidade.

A ‘mistaken Black Friday’: porque esquecemos o movimento das sufragistas?

Se é necessário continuar a lembrar que a luta pelos direitos das mulheres, e toda a luta pelos direitos humanos, deve continuar? Sim. E não é com a ‘Black Friday’ dos shoppings ou das compras online.
Ver mais artigos