Autor
Sónia de Sá, Professora, Universidade da Beira Interior
Artigos

“Não há ditadura sanitária”, pois…

Caros senhores desse protesto que só chamou a atenção, em suma, por causa de um erro tão tonto quanto o próprio protesto, não há, de facto ditadura sanitária. Há, isso sim, uma crise sanitária e outra económica.

Distância de um ecrã ou de uma autoestrada: teremos de escolher?

Este pode ser o momento de recriar os espaços e os modelos de ensino. E, quem sabe, à boleia dos programas do PRR, as universidades poderão voltar a ser o local mais frequentado das cidades, dos territórios.

Por que hei de gostar de futebol?

Eu sei que estou em contraciclo, visto que mais um campeonato de futebol europeu está aí à porta. Que eventos desta importância não sejam ensombrados por mais acontecimentos grotescos. Só assim poderei mudar a minha a opinião.

Este país não é para mulheres

Tenho alguma resistência em abordar temas que, por um motivo ou outro, alimentam a cacofonia das redes sociais digitais, mas não posso ficar em silêncio perante um Portugal que não está preparado para refletir sobre a sua fortaleza machista, o seu invólucro sexista e a sua aura misógina.

Dez metros quadrados na vida de uma teleprofessora

Este é só um dia de uma mulher comum, que tem como atividade profissional a docência, e que viu o último ano da sua vida através de dois ecrãs de computador.

Dia Internacional da Mulher: vítimas com voz

Porque é que continua a ser necessário assinalarmos o 8 de março? Se olharmos à nossa volta, encontram-se histórias tão graves – e mais – como as que vos relato neste texto pelos olhos de quatro vítimas.
Ver mais artigos