Autor
Sónia de Sá, Professora, Universidade da Beira Interior
Artigos

Derrotar uma (a)ventura em cinco atos

Derrotar a extrema-direita já nestas eleições deve ser imperativo e o propósito central de todos os que acreditamos na democracia, na liberdade e na equidade.

A ‘mistaken Black Friday’: porque esquecemos o movimento das sufragistas?

Se é necessário continuar a lembrar que a luta pelos direitos das mulheres, e toda a luta pelos direitos humanos, deve continuar? Sim. E não é com a ‘Black Friday’ dos shoppings ou das compras online.

A pandemia dos desafetos

O que nos poderá estimular num cenário de distanciamento social? Seremos nós a geração que vai terminar com os abraços, os beijinhos, as gargalhadas e os toques repetidos no ombro do outro enquanto falamos empolgadamente? Não sei, mas começamos a ter indícios fortes dessa possibilidade.

Carta aberta aos estudantes do ‘admirável mundo novo’

Não podemos deixar que a pandemia infete uma das coisas mais importantes na profissão de docente – a construção de relações. A relação professor-estudante constrói-se em presença, com empatia e respeito mútuo, mesmo quando se esgrimem argumentos.

Mulheres no comentário mediático: um voto de silêncio?

No combate ao desequilíbrio entre géneros nos vários contextos da sociedade portuguesa, os órgãos noticiosos e os seus espaços de comentário e análise podem e devem ter um papel fulcral.