Autor
Soraia Garcês - Investigadora UMa/Cierl e CIEO/CinTurs
Artigos

“Quando escolhemos a esperança, tudo é possível”

A esperança está relacionada com um pensamento otimista, mas também com expetativas positivas quanto ao futuro. É sobretudo uma caraterística ou competência orientada para a ação e para o acreditar com convicção e com motivação de que vamos conseguir atingir os nossos objetivos.

Pequenos gestos…. fazem a diferença

Agradecer não acarreta custos económicos, mas talvez poderá beneficiar muito mais a economia do que qualquer outra intervenção. Estudos indicam que a gratidão está relacionada com um maior bem-estar (Emmons & Crumpler, 2000; Lin, 2017) e qualquer empresa, pública ou privada, com certeza irá beneficiar de recursos humanos que se sentem bem emocionalmente e mentalmente.

“Quem não conhece a História está condenado a repeti-la”

Tudo o que vivemos neste momento terá custos? Tudo isto implicará consequências económicas (e sociais) desafiantes? A minha resposta, enquanto não-economista, é um “sim” bem expressivo. Mas será que não haverá esperança?

“Contra factos não há argumentos”

Com alguns meses de investigação, análise de números e de dados, observação das medidas aplicadas pelos diferentes países e a sua eficácia, já é possível retirar ou pelo menos observar o surgimento de alguns indícios ou conclusões, particularmente relevantes acerca da transmissão ou mitigação deste vírus “que não nos larga”.

As “sombras” da ciência

Os investigadores têm sido uma classe invisível desde há muito. Muitos deles vivem, ano após ano, à procura de alguma segurança e estabilidade profissional. Passam anos a fio num limbo de incerteza se, após o fim de mais um contrato terão ou não a renovação do mesmo, sem nunca saberem se verão o seu trabalho, algumas vezes de décadas, desaparecer, caso o mesmo não seja considerado inovador ou merecedor dessa mesma renovação.

Economia com Saúde ou Saúde com Economia?

É uma linha muito ténue que separa o querer que um país sobreviva, mas ao mesmo tempo cuidar da saúde do país quando o risco é grande. Esta pandemia veio isso demonstrar.
Ver mais artigos