Autor
Soraia Garcês - Investigadora UMa/Cierl e CIEO/CinTurs
Artigos

Literacia digital: saber e compreender é muito mais do que ter!

O futuro do mundo do trabalho é neste momento claramente digital. Atualmente e mais do que nunca, o saber-compreender este mundo é crucial para que se possa desenvolver inovação, mas também para a obtenção de um trabalho e para o fortalecimento de uma sociedade e de uma economia realmente digital com pessoas competentes.

Genuinamente…Madeirense por um dia!

O pior ano da história do turismo é ou deverá ser, na minha opinião, um “catalisador” da maior aposta de sempre do nosso turismo na qualidade versus quantidade, mas sobretudo uma aposta na nossa “experiência” e na nossa autenticidade.

Natal sem “clichés”

Contudo, uma coisa sabemos: com as crises vem as oportunidades. Pode não parecer neste momento e até para alguns posso estar a ser utópica, mas as crises são dos momentos de maior criatividade e inovação da nossa história.

“Quando escolhemos a esperança, tudo é possível”

A esperança está relacionada com um pensamento otimista, mas também com expetativas positivas quanto ao futuro. É sobretudo uma caraterística ou competência orientada para a ação e para o acreditar com convicção e com motivação de que vamos conseguir atingir os nossos objetivos.

Pequenos gestos…. fazem a diferença

Agradecer não acarreta custos económicos, mas talvez poderá beneficiar muito mais a economia do que qualquer outra intervenção. Estudos indicam que a gratidão está relacionada com um maior bem-estar (Emmons & Crumpler, 2000; Lin, 2017) e qualquer empresa, pública ou privada, com certeza irá beneficiar de recursos humanos que se sentem bem emocionalmente e mentalmente.

“Quem não conhece a História está condenado a repeti-la”

Tudo o que vivemos neste momento terá custos? Tudo isto implicará consequências económicas (e sociais) desafiantes? A minha resposta, enquanto não-economista, é um “sim” bem expressivo. Mas será que não haverá esperança?
Ver mais artigos