Autor
Soraia Garcês - Investigadora UMa/Cierl e CIEO/CinTurs
Artigos

Investigação científica 2020: passado, presente e futuro

Em Portugal, duas grandes áreas devem ser apostas agora e no futuro: o Turismo e o Mar, pois retratam a realidade da economia portuguesa.

Educação: a “incubadora” de criatividade

O saber tradicional já não é suficiente; importa o saber-criar e o saber-inovar. Por isso mesmo; as escolas devem ser um dos contextos primordiais da promoção do pensamento criativo, pois são espaços onde se constrói o futuro!

Quando o Outro…somos nós! O poder da autocrítica

Se queremos avançar no caminho do Ser Criativo (ou em qualquer caminho da nossa vida!) é necessário que nos equipemos de “armaduras fortificadas” não só para encarar a crítica do Outro, mas também a nossa própria crítica.

“Preso por ter cão e preso por não o ter”…por isso mesmo seja fiel!

Seja fiel a si mesmo: tenha ideias, sonhe-as, construa-as, implemente-as! Com a “dose certa” de criatividade e realidade, nunca se sabe o que será possível Criar!

Imaginem! Desafiem, a vossa mente!

Sermos capazes de “dar asas à imaginação” é fundamental, se queremos que o mundo avance, não só em termos culturais ou até sociais, mas particularmente a nível económico e organizacional. Sem os “criadores de ideias”, aqueles que imaginam o que ainda não existe, e sem as suas ideias, muitas vezes vistas como estranhas, consideradas “não funcionais” ou até impossíveis de alcançar, estaríamos parados no tempo.

“A curiosidade matou o gato?!? Talvez não…

A capacidade de ser curioso e manter-se curioso é uma peça fundamental do puzzle que é a criatividade. Mas a criatividade é isto mesmo: um puzzle! Por isso, não podemos achar que a curiosidade é a única caraterística do ser criativo.
Ver mais artigos