Autor
Tiago Freitas, analista em Assuntos Europeus
Artigos

Conselho de Concertação das Autonomias

Não deixaria de ser irónico pegarmos na ideia, e até na designação, escolhida(s) por Costa para institucionalizar a subalternização das Regiões Insulares, utilizando-as para reforçar a nossa conjunta força negocial.

Cheiro a Poder!

A Madeira já gastou 114 milhões em despesas com a pandemia, num total previsto de 344 milhões. 7 milhões foram apenas em testes. O executivo regional tem apostado tudo a montante. Não descurando o reforço das valências Hospitalares, investe fortemente para que madeirenses e visitantes não tenham de recorrer a estas. Testes, logística aeroportuária e isolamento em hotéis.

God Bless América

Nenhum país é tão criticado como os Estados Unidos da América do Norte. A América, como se dizia na minha meninice. A promise land dos founding fathers. A terra que, contendo todos os vícios da contemporaneidade encerra em si uma atração inescapável. A América, a sua ideia, as suas peripécias (“only in América…”) são o seu verdadeiro soft power que serve de farol para este rochedo que ainda gira à volta do sol.

A Madeira na Europa de 2030

A Pandemia do Covid -19 apanhou a União Europeia em plena discussão, e discordância, do Quadro Financeiro Plurianual 21-27(QFP), aliado a complicadíssimas negociações de saída da EU de um dos seus maiores contribuintes líquidos, O Reino Unido, que chegou a ser o maior financiador da política comunitária nos anos 80, quando a PAC ainda levava […]

“Costa costureira e o Vieira patroa”

Quando a saída mais airosa para todas as partes consubstancia-se na expulsão do primeiro-ministro, perdão – do cidadão António Costa, estamos conversados face ao incómodo e gravidade da situação.

Nem Freud Explica!

Na Madeira, e é justo reconhecer também nos Açores, continuam os portugueses que aí nasceram e residem a terem de se debater com a iniquidade da lei, e mesmo com a leitura e interpretação da sua letra, e da total incompreensão e desconhecimento da comunidade endémica do restante território nacional.
Ver mais artigos