Autor
Tiago Freitas, analista em Assuntos Europeus
Artigos

A Madeira na Europa de 2030

A Pandemia do Covid -19 apanhou a União Europeia em plena discussão, e discordância, do Quadro Financeiro Plurianual 21-27(QFP), aliado a complicadíssimas negociações de saída da EU de um dos seus maiores contribuintes líquidos, O Reino Unido, que chegou a ser o maior financiador da política comunitária nos anos 80, quando a PAC ainda levava […]

“Costa costureira e o Vieira patroa”

Quando a saída mais airosa para todas as partes consubstancia-se na expulsão do primeiro-ministro, perdão – do cidadão António Costa, estamos conversados face ao incómodo e gravidade da situação.

Nem Freud Explica!

Na Madeira, e é justo reconhecer também nos Açores, continuam os portugueses que aí nasceram e residem a terem de se debater com a iniquidade da lei, e mesmo com a leitura e interpretação da sua letra, e da total incompreensão e desconhecimento da comunidade endémica do restante território nacional.

A Defesa do Conselho Colonial!

O que o líder socialista gostaria, e já nem esconde, é que os presidentes das Regiões com poder legislativo e executivo próprios dialoguem e negoceiem com uns quaisquer burocratas mangas-de-alpaca, que funcionem simultaneamente como barreira de proteção política a sua excelência, correia de transmissão de informações de Estado, e “gavetómetros” profissionais, que se esqueçam no fundo da gaveta os dossiers mais incómodos, reivindicados pela Madeira.

O Costa d’África

Costa e Silva é uma sumidade nas ciências geológicas, competente e conhecedor dos dossiers enquanto gestor, profundamente culto como humanista, e arguto em termos de planeamento e estratégia.

Lay…On

Na Madeira, muitos empresários, e com razão, têm-se insurgido face à falta de previsibilidade dos procedimentos, uma vez que é da gestão de sobrevivência diária de milhares de contribuintes que estamos a falar. Mas, como é evidente, o Instituto de Segurança Social da Madeira, não tendo transferência de fundos de Lisboa, porque a nível orçamental a SS não está regionalizada, nada pode fazer.
Ver mais artigos