Autor
Xavier Rodríguez-Martín, Empresário
Artigos

O ponto (5)G

Cada progresso tecnológico revela de forma mais evidente o atraso social da humanidade e é por isso fundamental, perante o poder transformador do 5G, encontrar o ponto ideal de equilíbrio entre oportunidades e ameaças.

Um robô mexeu no meu queijo?

Não sei se considerar que os robôs são melhores gestores que as pessoas é um ponto a favor das máquinas ou a desfavor das pessoas. Para mim, é uma novidade e representa um passo qualitativamente muito significativo na evolução do protagonismo laboral das máquinas.

Palavras contra botões

A humanidade erigiu-se com base na palavra, que é sinónimo de garantia e confiança. A voz distingue-nos como humanos e não será fácil às máquinas evoluir para incorporar estas dimensões.

5G, o 5J das tecnologias

Portugal é hoje um dos países europeus com maior cobertura e densidade de redes de fibra, o que coloca o país numa posição de vantagem para aproveitar o potencial do 5G.

Armas de disrupção massiva

A transição comercial, energética e digital encontra-se numa fase relativamente selvagem, em que não existe uma arquitetura institucional capaz de ordenar e canalizar as mudanças que provoca.

Digitalizar não é transformar

A enorme disponibilidade de ferramentas digitais não implica automaticamente uma mudança na forma de trabalhar. É diferente digitalizar empresas de transformar profissionais.
Ver mais artigos