Autor
Xavier Rodríguez-Martín, Empresário
Artigos

Catecismos empresariais

O mundo é cada vez menos linear e a sua complexidade transfere-se para o dia a dia das empresas, traduzindo-se em dilemas cuja resolução não é imediata. Por isso, não é adequado adotar cegamente novas ferramentas, por muito digitais que elas sejam.

Mais ‘shutdowns’ que startups

No longo prazo, seria preferível construir um sistema completo de inovação, mas este modelo pode ajudar a transformação digital da economia por uma via alternativa, mais alinhada com a realidade cultural e económica do país.

Minimalismo digital

Sermos conscientes do impacto neurológico da tecnologia e dispor de mecanismos de medição ajudará a reprogramar as nossas rotinas. Até lá chegar, o que convém mesmo programar é uma boa dieta para desintoxicarmos.

O 5G é sobre política, não tecnologia

Parece adequado ter, neste momento, um regulador disruptivo para gerir a distribuição de recursos públicos numa tecnologia cujo impacto ultrapassa os limites setoriais.

Conversações sobre mensagens

Falamos permanentemente da importância da colaboração, da cooperação a todos os níveis, da criação de ecossistemas e depois falhamos na componente básica que é o diálogo entre as pessoas.

Entre a poesia e a matemática

Sem uma maior orientação orçamental para ajudar as empresas a criar riqueza, nunca será possível sustentar políticas redistributivas generosas e continuaremos a orçamentar a distribuição da escassez.
Ver mais artigos