Autor
Xavier Rodríguez-Martín, Empresário
Artigos

Machismo digital

Evidenciar e combater o sexismo mais ou menos ‘light’ que existe, como noutros setores, no mundo tecnológico, é particularmente relevante perante a explosão de tecnologias com algoritmos potencialmente discriminatórios.

A epidemia das predições

Muitas das perceções negativas são alimentadas pela dificuldade de visionar o futuro, o que, conjugado com o nosso instinto de sobrevivência, nos empurra para antecipar os piores cenários.

O ano de “Blade Runner”

Quem somos nós, os perseguidores ou os perseguidos? Se calhar, a maioria da humanidade de hoje são réplicas fabricadas pela Amazon e ainda não o sabemos.

‘Velhennials’

Muitas pessoas de idade avançada estão a ver-se obrigadas a entrar na nova economia não como opção mas como consequência do desemprego ou da degradação das pensões de reforma.

4G contra os riscos digitais

A quarta geração dos direitos humanos deveria proteger-nos dos riscos de “coisificação” inerentes a estas novas tecnologias, que estão mais pensadas para as comunicações entre as coisas que entre as pessoas.

Constitucionalismo europeu contra o cesarismo digital

A nova carta de direitos digitais deveria promover uma transformação que reconhecesse à tecnologia o seu protagonismo, mas colocasse as pessoas no centro desse processo.
Ver mais artigos