Autor
Xavier Rodríguez-Martín, Empresário
Artigos

Os dados e a transpiração

Os nossos dados falam por nós, deixando um rasto de cadáveres digitais que permitem às empresas lembrar-se melhor dos nossos segredos do que nós próprios.

Uma mudança civilizacional

Toda a economia se baseia na manipulação das pessoas, mas a enorme capacidade da Internet para modelar condutas multiplica os seus riscos.

A distopia tecnológica chinesa

O sistema de “créditos sociais” chinês levanta numerosas questões. O que vão fazer as pessoas para melhorar a sua classificação social? E como vai reagir a nova casta de excluídos?

As multidões e a tecnologia

A tecnologia facilita as nossas vidas, mas também nos abstrai de desfrutar dela. Descaracteriza o indivíduo, mas multiplica a força das massas. Não tem havido um tempo na história em que as massas, agora também num formato digital, tenham tido tanto poder para influenciar escolhas e censurar comportamentos.

Emprego no turismo e nas ‘startups’: modelos opostos e ineficazes

A tecnologia do século XXI com direitos laborais do século XIX reedita o antigo proletariado fabril num novo “precariado” tecnológico.

O mundo como um problema de engenharia

Os valores morais dos algoritmos científicos que sustentam esta nova era da eficiência serão sempre os dos seus criadores, que só casualmente irão coincidir com os princípios com que o conjunto da sociedade decidiu governar-se.
Ver mais artigos