Autor
Xavier Rodríguez-Martín, Empresário
Artigos

5G, o 5J das tecnologias

Portugal é hoje um dos países europeus com maior cobertura e densidade de redes de fibra, o que coloca o país numa posição de vantagem para aproveitar o potencial do 5G.

Armas de disrupção massiva

A transição comercial, energética e digital encontra-se numa fase relativamente selvagem, em que não existe uma arquitetura institucional capaz de ordenar e canalizar as mudanças que provoca.

Digitalizar não é transformar

A enorme disponibilidade de ferramentas digitais não implica automaticamente uma mudança na forma de trabalhar. É diferente digitalizar empresas de transformar profissionais.

Um ‘Projeto Manhattan’ para as comunicações

Em lugar de procurar soluções negociadas para os principais problemas do mundo, os líderes políticos preferem proibir, trocar desafios e promover cenários de confronto.

Telemóveis, armas de destruição maciça

O mundo entrou numa fase de bipolaridade assimétrica em que a China detém o poder económico e os EUA o poder militar. Haverá capacidade para uma certa abertura a fim de evitar um resultado catastrófico?

Capitalismo sem capital

É surpreendente como os gigantes tecnológicos conseguem dominar os mercados em que atuam sem uma base significativa de capital físico. O desafio para os contabilistas é capturar esta nova realidade nos balanços das empresas.
Ver mais artigos