Autor
Xavier Rodríguez-Martín, Empresário
Artigos

4G contra os riscos digitais

A quarta geração dos direitos humanos deveria proteger-nos dos riscos de “coisificação” inerentes a estas novas tecnologias, que estão mais pensadas para as comunicações entre as coisas que entre as pessoas.

Constitucionalismo europeu contra o cesarismo digital

A nova carta de direitos digitais deveria promover uma transformação que reconhecesse à tecnologia o seu protagonismo, mas colocasse as pessoas no centro desse processo.

Eternamente digitais

Devemos urgentemente reforçar o estudo das disciplinas humanísticas, que constituem uma esperança de sobrevivência neste novo mundo de zombies digitais, tão apaixonante como desafiante.

Os dados e a transpiração

Os nossos dados falam por nós, deixando um rasto de cadáveres digitais que permitem às empresas lembrar-se melhor dos nossos segredos do que nós próprios.

Uma mudança civilizacional

Toda a economia se baseia na manipulação das pessoas, mas a enorme capacidade da Internet para modelar condutas multiplica os seus riscos.

A distopia tecnológica chinesa

O sistema de “créditos sociais” chinês levanta numerosas questões. O que vão fazer as pessoas para melhorar a sua classificação social? E como vai reagir a nova casta de excluídos?
Ver mais artigos