[weglot_switcher]

Autoridade de Saúde dos Açores diz que não houve nenhuma morte por Covid-19 na região autónoma

Autoridade de Saúde dos Açores chamou a atenção para um erro no primeiro relatório da DGS divulgado hoje, que entretanto foi corrigido.
24 Março 2020, 15h57

A Autoridade de Saúde dos Açores veio a público dizer que não regista nenhuma morte por Covid-19 na região autónoma, ao contrário do que registava o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

“A Autoridade de Saúde Regional esclarece que, até ao momento, não foi registado nenhum óbito decorrente de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19, na Região Autónoma dos Açores”, segundo um comunicado desta entidade, divulgado pelo Governo regional dos Açores.

“Relativamente a um óbito registado segunda-feira, 23 de março, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, a investigação laboratorial deu resultado negativo para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19”, de acordo com a Autoridade de Saúde dos Açores.

“A Secretaria Regional da Saúde está em articulação com a Direção-Geral da Saúde para a correção do relatório de situação divulgado hoje por aquela entidade, que indica que existe um óbito relacionado com COVID-19 nos Açores”, garante a entidade presidida por Tiago Lopes.

Entretanto, pelas 16h23 de hoje, a DGS emitiu um novo relatório corrigindo o alegado óbito nos Açores, mas avançando com três novos óbitos, entretanto conhecidos, elevando para 33 o número de vítimas mortais do Covid-19 a registar em Portugal.

Em declarações à TVI 24 esta tarde, diretor-regional de Saúde dos Açores disse que “não foi registado nenhum óbito na região autónoma”.

Segundo Tiago Lopes, a DGS já foi avisada desta situação pela Autoridade de Saúde dos Açores.
“A DGS está neste momento a ver internamente o equívoco em relação a este numero avançado. Não temos nenhum óbito”, afirmou o responsável.

Pelo contrário, o número de casos confirmados na região autónoma é superior (17 casos) ao registado no boletim diário da DGS (12 casos). “Os casos confirmados na região estão estáveis”, avançou Tiago Lopes.

A conferência de imprensa diária conjunta da DGS e do Governo ficou marcada pelo episódio em relação aos números oficiais de mortes provocadas pelo Covid-19.

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, começou por avançar que existiam 29 mortes e 2.362 casos confirmados.

Mas durante a conferência de imprensa a DGS divulgou publicamente o seu boletim diário onde surgiam 30 mortes: 29 em Portugal Continental e uma nos Açores.

Confrontado com esta diferença nos números, o secretário de Estado disse que os números tinham lhe sido comunicados pela DGS.

Contactada pelo Jornal Económico na altura da conferência de imprensa, a DGS respondeu por volta das 13h37 a confirmar que o número de mortes atingiu as 30 pessoas em Portugal.

  • Notícia atualizada às 17 horas depois de a DGS ter enviado um novo boletim

DGS: Portugal regista 33 mortes por Covid-19

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.