[weglot_switcher]

Autoridades chinesas suspendem IPO da Ant Group avaliada em 37 mil milhões de dólares

As bolsas de Shanghai e de Hong Kong adiaram a entrada em bolsa da Ant Group, de Jack Ma, que seria a maior de sempre, justificando “assuntos de relevo”, um dia depois de o empresário chinês ter sido entrevistado por diversos reguladores financeiros da China.
3 Novembro 2020, 17h40

A dispersão de capital da Ant Group nas bolsas de Hong Kong e Shanghai entrou em banho-maria depois de as autoridades chinesas terem suspendido aquela que seria a maior oferta pública de venda de sempre (da sigla inglesa, IPO), no valor 37 mil milhões de dólares.

As ações iriam para a bolsa cotar nos 80 dólares de Hong Kong, uma cotação que dá à Ant Group a uma avaliação de 300 mil milhões de dólares norte-americanos.

Segundo a imprensa internacional, a suspensão foi decretada pelos reguladores chineses apenas dois antes da entrada em bolsa da Ant Group, de Jack Ma, que é a maior empresa de tecnologia financeira chinesa.

De acordo com o “Financial Times”, a bolsa de Shanghai enviou um comunicado ao mercado no qual explicou que Jack Ma foi chamado para “entrevistas de supervisão” junto de vários reguladores e disse que existem “assuntos de relevo” que justificaram o adiamento da IPO.

“Este evento material poderá fazer com que a empresa não cumpra com as condições da emissão ou com as obrigações de informação”, disse a bolsa de Shanghai, que decidiu adiar a IPO.

A própria Ant Group também avançou com um comunicado ao mercado no qual revelou que a bolsa de Hong Kong também decidiu suspender a entrada em bolsa da empresa.

Até ao momento não foi marcada nova data para a operação.

Na bolsa de Nova Iorque, a Alibaba, que detém 33% da Ant Group, afunda cerca de 6%, para os 292,59 dólares, a meio da manhã da sessão, na costa este dos Estados Unidos.

Na segunda-feira, um conjunto de reguladores chineses, incluindo o Banco central da China, convocou Jack Ma e outros altos executivos para uma entrevista sobre a operação pública de venda da Ant Financial.

Segundo a imprensa internacional, a utilização da palavra “yuetan” no comunicado das autoridades regulatórias para descrever a entrevista a Jack Ma demonstra algum desagrado.

No verão, quando a Ant Financial decidiu entrar em bolsa, disse que não teria obstáculos regulatórios. No entanto, o caso parece ter mudado de figura depois de Jack Ma ter feito, em outubro, um discurso contra o sistema financeiro chinês — acusando-o de ter uma “mentalidade de casa de penhores” — e contra os bancos detidos pelo Estado chinês.

Na semana passada, a “Reuters” deu conta que a IPO da Ant Financial alcançou uma procura recorde de cerca de três biliões de dólares.

Se entrasse em bolsa na quinta-feira, como previsto, a IPO da Ant Group iria ultrapassar o montante da entrada em bolsa da petrolífera saudita, a Saudi Aramco, que alcançou os 25 mil milhões de dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.