[weglot_switcher]

Autorizações condicionais de vacina em dezembro

Agência Europeia do Medicamento prevê novidades antes do final do ano. Conselho Europeu não avançou no diferendo com Hungria e Polónia.
21 Novembro 2020, 15h00

A Comissão Europeia prevê que as primeiras autorizações condicionais das vacinas cheguem em dezembro. A estimativa de calendário foi anunciada pelo primeiro-ministro, António Costa, após a conclusão do Conselho Europeu desta quinta-feira.

“A presidente da Comissão informou que há uma visão otimista por parte da Agência Europeia do Medicamento de que durante o mês de dezembro poderá conceder as primeiras autorizações condicionais para as vacinas”, disse.

Este foi um dos feedbacks transmitidos por Ursula von der Leyen aos governantes europeus, recordando que a ComissãoEuropeia já assinou cinco contratos com farmacêuticas para o portefólio de vacinas a disponibilizar aos Estados-membros, fazendo também um ponto da situação sobre as negociações com a Moderna & Novavax.

António Costa disse ainda que a presidente da Comissão Europeia transmitiu aos líderes europeus que a plataforma científica comum sobre a pandemia que conta com “a participação de todos os Estados-membros já está a funcionar”, sendo Portugal representado pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde, Henrique Barros.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.