[weglot_switcher]

Ayatollah Ali Khamenei: Ataques do Irão foram uma “chapada na cara” dos Estados Unidos

O presidente iraniano considera que o seu país deu uma “resposta esmagadora” aos EUA depois da morte do general Qasem Soleimani. O ayatollah também criticou a presença norte-americana no Médio Oriente: “A presença da América, que é uma forma de corrupção nesta região, deve chegar ao fim”.
8 Janeiro 2020, 08h36

O presidente iraniano veio a público congratular-se com o ataque iraniano a duas bases norte-americanas no Iraque. O ayatollah Ali Khamenei disse num discurso ao país na quarta-feira que os ataques foram uma “chapada na cara” dos Estados Unidos, segundo a CNN.

O Irão reagiu desta forma à morte do general Qasem Soleimani, atacado por forças norte-americanas no Iraque. Ali Khamenei qualificou o general como “corajoso” disse que os Estados Unidos estavam a tentar rotular Soleimani como “terrorista”, o que é “injusto”.

“O povo do Irão deu uma resposta esmagadora”, declarou o supremo líder iraniano num auditório na cidade de Qom, localizada a sul de Teerão, que considera que a morte do general significa que a “revolução está viva”.

O supremo líder iraniano também criticou a presença norte-americana no Médio Oriente. “Esta região não aceita a presença dos Estados Unidos”, afirmou.

“A ação militar desta forma, não é suficiente. O que interessa é que a presença da América, que é uma forma de corrupção nesta região, deve chegar ao fim”, disse o líder iraniano.

Na transmissão televisiva, relata a CNN, ouvia-se gritos de “morte à América” a partir da multidão do auditório onde o discurso estava a ser realizado. Simultaneamente, durante o discurso muitas pessoas na audiência choraram ou mostraram-se revoltados perante a atual tensão entre os EUA e o Irão.

Por sua vez, o presidente norte-americano já veio a público garantir que “está tudo bem” nas duas bases militares norte-americanas no Iraque atacadas pelo Irão.

“Está tudo bem! Mísseis lançados do Irão a duas bases militares localizadas no Iraque”, começou por escrever nas redes sociais.

“Avaliação das baixas e danos está agora a ter lugar. Até agora, tudo bem! Temos o exército mais poderoso e mais bem equipado de todo o mundo, de longe”, afirmou o presidente norte-americano no Twitter.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.