[weglot_switcher]

Bacalhau da Noruega vendido para Portugal mais do que duplicou face ao ano passado

O volume de exportações de bacalhau salgado seco para Portugal duplicou face a 2020. Portugal, Brasil e a República Dominicana foram os maiores mercado para este tipo de bacalhau no mês de agosto.
6 Setembro 2021, 18h16

A Noruega exportou produtos provenientes do mar — como o bacalhau — no valor de 9,6 mil milhões de coroas norueguesas (933 milhões de euros), um valor que representa um aumento de 2,3 mil milhões de coroas norueguesas (223,6 milhões de euros), um crescimento de 32% face ao período homólogo.

De acordo com os valores, o volume de exportações de bacalhau salgado seco para Portugal duplicou face a 2020. Portugal, Brasil e a República Dominicana foram os maiores mercado para este tipo de bacalhau no mês de agosto, mostram os dados do Conselho Norueguês dos Produtos do Mar (NSC)

Além do bacalhau, o crescimento anual de 32% também foi sustentado pela apanha do salmão, cavala e caranguejo real. “Os números das exportações de produtos do mar em 2021 demonstram um crescimento sustentado”, nota o conselho. Até agosto, as exportações somam 72,9 mil milhões de coroas norueguesas (7,1 mil milhões de euros), um aumento de 7% face ao mesmo período do ano passado, e mais 5,44 mil milhões de coroas (528,8 mil milhões de euros) em comparação com 2019.

“As exportações de Produtos do Mar da Noruega nunca atingiram valores tão elevados no mês de agosto. A reabertura gradual dos mercados globais teve, naturalmente, um impacto positivo. É muito gratificante ver que os produtos do mar noruegueses saudáveis, saborosos e sustentáveis são procurados em todo o mundo”, sustenta Renate Larsen, CEO do NSC.

Só no mês de agosto, a Noruega exportou 6.900 toneladas de bacalhau seco salgado, no valor de 359 milhões de coroas (35 milhões de euros), representando um aumento de volume na ordem dos 52%. O valor das exportações aumentou em 141 milhões de coroas (13,7 milhões de euros), ou 64% em comparação com agosto de 2020.

“Até ao momento, verificou-se um aumento na exportação de quase 800 toneladas, ou 7%. No entanto, o volume de exportações do primeiro semestre do ano e de agosto ainda é inferior ao de 2019. Continuamos otimistas com o desenvolvimento do mercado de bacalhau seco salgado em Portugal, sobretudo quando nos aproximamos da época natalícia”, afirma Eivind Hestvik Brækkan, analista de Produtos do Mar do Norwegian Seafood Council.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.