BAFTA 2019: ‘Roma’ vence melhor filme mas ‘a favorita’ foi mais premiada

Foram entregues 21 prémios ontem, na cidade de Londres. Do Homem-Aranha ao eterno Freddie Mercury, conheça os grandes vencedores dos prémios da Académica de Cinema Britânica.

D.R. BAFTAS/FACEBOOK

A 72º edição dos Prémios da Academia de Cinema Britânica (BAFTA) aconteceu este domingo, na conhecida sala de espetáculos Royal Albert Hall, no centro da cidade de Londres. A cerimónia, conduzida pela atriz Joanna Lumley, contou com várias personalidades da sétima arte, naquela que é considerada, por muitos, a ‘antevisão’ dos óscares: no ano passado, os prémios elegeram 13 vencedores em comum, entre os quais os galardões de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Realizador.

‘Roma’, de Alfonso Cuarón, foi o grande vencedor da principal categoria da noite. A este, juntaram-se outros três prémios atribuídos ao longo da noite -‘Melhor Realizador’, ‘Melhor Fotografia’ e ‘Melhor Filme em Língua Não-Inglesa’.

Já o filme ‘The Favourite’, que lidera a corrida à estatueta dourada, foi considerado, com larga vantagem, o ‘Melhor Filme Britânico’. A história passa-se no século XVIII, numa altura em que Inglaterra está em conflito com França, e relata a relação amorosa entre a rainha Ana da Grã-Bretanha e a duquesa de Marlborough, Sarah Churchil. A obra do realizador grego Yorgos Lanthimos foi a favorita da noite, arrecadando sete prémios das 12 nomeações.

A prestação de Rami Malek como Freddie Mercury em ‘Bohemian Rhapsody’ valeu-lhe o troféu de ‘Melhor Ator’, categoria que volta a disputar no final do mês nos tão aguardados prémios da academia.

No papel de ator secundário, mas não menos importante, o americano Mahershala Ali foi galardoado pela sua prestação em ‘Green Book’. De relembrar que, em 2017, o ator ganhou o óscar de ‘Melhor Ator Secundário’ com o seu papel em Moonlight, tornando-se no primeiro muçulmano a ganhar uma estatueta dourada.

Conheça aqui a lista completa de prémios.

Ler mais
Recomendadas

Governo dá tolerância de ponto no Carnaval

O primeiro-ministro, António Costa, assinou um despacho que concede tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, dia 5 de março, aos trabalhadores em funções públicas nos serviços da administração direta do Estado e nos institutos públicos.

Poderia a gata de Karl Lagerfeld herdar 170 milhões à luz da lei portuguesa?

A gata de Karl Lagerfeld, Choupette, foi apontada como uma das das possíveis sucessoras à herança de 170 milhões de euros do estilista. Contudo, dado que morreu em Paris, a lei gaulesa não permite a animais herdarem dinheiro. E sob a lei portuguesa?

Quanto vale Karl Lagerfeld?

Lagerfeld deixa uma fortuna avaliada em 200 milhões de euros.
Comentários