BAFTA 2019: ‘Roma’ vence melhor filme mas ‘a favorita’ foi mais premiada

Foram entregues 21 prémios ontem, na cidade de Londres. Do Homem-Aranha ao eterno Freddie Mercury, conheça os grandes vencedores dos prémios da Académica de Cinema Britânica.

D.R. BAFTAS/FACEBOOK

A 72º edição dos Prémios da Academia de Cinema Britânica (BAFTA) aconteceu este domingo, na conhecida sala de espetáculos Royal Albert Hall, no centro da cidade de Londres. A cerimónia, conduzida pela atriz Joanna Lumley, contou com várias personalidades da sétima arte, naquela que é considerada, por muitos, a ‘antevisão’ dos óscares: no ano passado, os prémios elegeram 13 vencedores em comum, entre os quais os galardões de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Realizador.

‘Roma’, de Alfonso Cuarón, foi o grande vencedor da principal categoria da noite. A este, juntaram-se outros três prémios atribuídos ao longo da noite -‘Melhor Realizador’, ‘Melhor Fotografia’ e ‘Melhor Filme em Língua Não-Inglesa’.

Já o filme ‘The Favourite’, que lidera a corrida à estatueta dourada, foi considerado, com larga vantagem, o ‘Melhor Filme Britânico’. A história passa-se no século XVIII, numa altura em que Inglaterra está em conflito com França, e relata a relação amorosa entre a rainha Ana da Grã-Bretanha e a duquesa de Marlborough, Sarah Churchil. A obra do realizador grego Yorgos Lanthimos foi a favorita da noite, arrecadando sete prémios das 12 nomeações.

A prestação de Rami Malek como Freddie Mercury em ‘Bohemian Rhapsody’ valeu-lhe o troféu de ‘Melhor Ator’, categoria que volta a disputar no final do mês nos tão aguardados prémios da academia.

No papel de ator secundário, mas não menos importante, o americano Mahershala Ali foi galardoado pela sua prestação em ‘Green Book’. De relembrar que, em 2017, o ator ganhou o óscar de ‘Melhor Ator Secundário’ com o seu papel em Moonlight, tornando-se no primeiro muçulmano a ganhar uma estatueta dourada.

Conheça aqui a lista completa de prémios.

Ler mais
Recomendadas

Já conhece os novos emojis? Veja as novidades que vão chegar no outono

“A celebração da diversidade em todas as suas formas é indissociável dos valores da Apple e todas estas novas opções ajudam a preencher uma lacuna gigante no teclado de emojis”, explica a empresa em comunicado.

Dono da Louis Vuitton ultrapassa Bill Gates na lista dos mais ricos do mundo

Esta é a primeira vez, desde que o ranking da Bloomberg foi criado, há sete anos, que Bill Gates não surge nos dois primeiros lugares. Bernard Arnault conta agora com um património na ordem de 108 mil milhões de dólares, enquanto Bill Gates estabilizou em 107 mil milhões de dólares.

Água de icebergs vendida a 80 euros e água com “frequências sonoras de amor” entre as melhores do mundo

Extraídas a 914 metros de profundidade no Havai, de fontes nas ilhas Fiji ou polvilhadas com ouro. São assim algumas das águas engarrafas mais caras do mundo.
Comentários