[weglot_switcher]

“Baleia-Azul”: Este jogo suicida está a alarmar o Brasil

Jogo tem 50 desafios diários, enviados à vítima por um “curador”. Há desde tarefas simples como desenhar uma baleia azul numa folha de papel mas o último nível é o suicídio.
24 Abril 2017, 17h02

O jogo da “baleia-azul” consiste numa série de 50 desafios cujo objetivo final do jogador é suicidar-se. O fenómeno está a ter proporções enormes nas redes sociais.

Foi instaurado um inquérito depois de uma mãe de um menino de 12 anos ter denunciado que o filho foi convidado a participar numa série de desafios.

O jogo tem 50 desafios diários, enviados à vítima por um “curador”. Há desde tarefas simples, como desenhar uma baleia azul numa folha de papel até outras muito mais mórbidas, como cortar os lábios ou furar a palma da mão, conta o jornal Globo. Já aconteceu um dos participantes ter sido desafiado em “desenhar” uma baleia azul no seu antebraço com uma lâmina.

O “curador” é quem envia ao participante os desafios diários, até que chega ao último passo, que é o suicídio. O Globo teve acesso a uma  mensagem recebida por jovem brasileiro de 22 anos, que foi convidado a jogar: “Caso nos bloqueie ou nos ignore, mandaremos o seu número ao nosso chefe. Ele vai pegar nos seus dados e descobrirá o seu nome”.

As autoridades brasileiras não sabem ainda qual é a origem do jogo, mas os primeiros relatos surgiram na Rússia. Em fevereiro, duas adolescentes saltaram de um prédio de 14 andares em Irkutsk, na região da Sibéria. Segundo investigações, Yulia Konstantinova, de 15 anos, e Veronika Volkova, de 16, suicidaram-se depois de completarem as 50 tarefas. Uma das raparigas tinha partilhado na sua página pessoal do Facebook, no dia da morte, uma fotografia de uma baleia azul.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.