[weglot_switcher]

Banca prepara a saída de cinco mil trabalhadores nos próximos três anos

Entre 2011 e 2019, o setor bancário perdeu mais de 10 mil trabalhadores e encerrou 2.279 agências, e as saídas vão continuar a acontecer nos próximos anos, avança hoje o jornal “Público”.
1 Outubro 2020, 10h22

Os bancos Montepio, BCP, Novo Banco, Caixa Geral de Depósitos e Santander, e em menor escala no BPI, deverão despedir cerca de cinco mil trabalhadores nos próximos três anos como parte de um processo de reestruturação do setor bancário.

De acordo com a notícia avançada pelo jornal “Público“, esta quinta-feira, a estimativa de novas reduções significativas de trabalhadores é feita pelo vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Norte, Álvaro Guerra da Fonseca que garante que também “nos bancos de menor dimensão se espera uma contínua diminuição de funcionários diretos”.

Entre 2011 e 2019, o setor bancário perdeu mais de 10 mil trabalhadores e encerrou 2.279 agências, segundo dados da Associação Portuguesa de Bancos (APB).

As maiores reduções de trabalhadores deverão ocorrer no Novo Banco e na Caixa Geral de Depósitos, a que se juntou agora o Banco Montepio.

No caso do Montepio, a instituição apresentou aos sindicatos e comissão de trabalhadores um plano de reestruturação que prevê a saída entre 800 e 900 trabalhadores. Já o Novo Banco deverá despedir um total de 400 funcionários em 2020, de acordo com o “Público”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.