[weglot_switcher]

Banco Best lucra 2,3 milhões de euros no primeiro semestre

As emissões obrigacionistas da TAP, da SAD Benfica e da SIC no primeiro semestre do ano, além do “aumento do volume dos depósitos” contribuíram para o crescimento de 6% nos resultados do Banco Best de janeiro a junho, reconhece a instituição, apresentando um lucro de 2,3 milhões de euros.
12 Agosto 2019, 07h44

O Banco Best registou um resultado líquido de 2,3 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, o que corresponde a um crescimento de 6% face ao período homólogo. O banco digital presidido por Madalena Torres “mantém rácios prudenciais e de solidez muito positivos”, nomeadamente, “um rácio de transformação de depósitos em crédito de 24,4%, um rácio de crédito vencido de 0,14% e um rácio Core Tier 1 de 42,7% (relativo a maio de 2019)”, revela a instituição.

O Banco Best assinala que, face ao primeiro semestre do ano passado, “a estabilidade na rentabilidade dos capitais próprios nos 6% e a melhoria do rácio cost to income, não incluindo os resultados da alienação de outros ativos, de 66% para 65%”. Nos ativos sob gestão de 2 mil milhões de euros, destaca-se o valor de “580 milhões de euros alcançados nos depósitos de clientes, valor que representa um crescimento de 7% quando comparado com igual período do ano passado”, adianta o banco.

Este “aumento dos depósitos verificou-se exclusivamente a nível dos depósitos à ordem (que aumentaram 15%)”, tendo-se observado uma “redução no volume dos depósitos a prazo, como consequência das baixas taxas de juro e do pouco interesse deste produto tradicional, quando comparado com a variedade das ofertas de outros produtos financeiros disponibilizados pelo Banco Best”, refere a instituição.

O Banco Best considera que “tem a oferta mais completa da banca em Portugal em produtos de asset management e trading – afirmação evidenciada no “facto de nos recentes prémios ‘Morningstar’ o Best ter sido o banco com mais produtos premiados disponíveis na sua oferta”, observa – assegurando, para além disso, uma abordagem comercial independente. O Banco Best “não tem oferta própria, pois atua exclusivamente como distribuidor, unicamente centrada no perfil e objetivos de investimento dos clientes”, refere.

Madalena Torres, CEO do Banco Best, considera que “a primeira metade do ano está feita, e bem feita, com resultados positivos e uma dinâmica de crescimento que queremos intensificar até ao final do ano”. A CEO sublinha que “estes resultados são fruto de um trabalho dedicado das equipas”. Destaca ainda que a dinâmica de inovação do banco, exemplificada com o êxito alcançado com o lançamento do ‘Robot Advisor’ – um serviço inédito em Portugal de gestão discricionária de carteiras, 100% digital, gerido pela DWS – Deutsche Asset Management – e com o lançamento de uma nova plataforma comercial de gestão de clientes, inserida no projeto ‘Client on the Go – 100% Mobilidade’, que permitirá a toda a rede comercial interagir e gerir os clientes em qualquer local, indo assim ao encontro da evolução que antecipamos nas formas de interação dos consumidores com o seu banco”, refere Madalena Torres.

A presidente executiva do Banco Best destacou também o lançamento do ‘Best Zoom’, uma nova área de artigos e notícias disponível no site do Best, com forte cariz de apoio à literacia financeira, dedicada a temas relacionados com investimentos, economia e tendências de mercado que permitirá aos clientes acederem aos conteúdos mais relevantes sobre mercados financeiros e principais tendências de mercado. “Estar à frente e liderar o digital banking é justamente fazer isto – inovar sempre – sempre numa lógica de criação de valor para os clientes”, considera Madalena Torres.

No primeiro semestre, o banco digital recebeu o prémio de “Melhor Corretora de ETFs”, na I Edição dos Prémios Rankia Portugal, que reconhece as melhores entidades e/ou melhores produtos financeiros em Portugal. A plataforma de produtos e serviços de investimento do Best foi aumentada com novas propostas e novos parceiros, como a gestora espanhola Fidentiis (um exclusivo do Best), a gestora Optimize e a Proteste Investe.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.