[weglot_switcher]

Banco Central do Brasil corta taxa de juros para níveis de novembro de 2013

Decisão foi justificada pela instituição pelos indicadores económicos da atividade brasileira, nomeadamente as estimativas para a taxa de inflação (4,5%).
  • 12.
1 Junho 2017, 09h18

O Banco Central do Brasil cortou a taxa de juros, esta quarta-feira, tocando níveis de novembro de 2013, num clima de instabilidade política. É o sexto corte consecutivo.

O Copom reduziu por unanimidade a taxa de juros de 11,25% para 10,25%, continuando o ritmo de cortes da reunião anterior, onde o ajuste também foi de 1%.

A decisão foi justificada pela instituição pelos indicadores económicos da atividade brasileira, nomeadamente as estimativas para a taxa de inflação para 4,5%.

“Desde a última reunião do Copom permanece compatível com estabilização da economia brasileira no curto prazo e recuperação gradual ao longo do ano”, disse o Banco do Brasil em comunicado, acrescentando que “a manutenção, por tempo prolongado, de níveis de incerteza elevados sobre a evolução do processo de reformas e ajustes na economia pode ter impacto negativo sobre a atividade económica”.

“Foi um corte da taxa beligerante. O banco não está confortável com o atual ritmo de flexibilização para a próxima reunião e sinalizou que o ponto final, cujo mercado vê 8,5%, está a começar a parecer um pouco esticado”, apontou o economista do Banco Pine, Marco Caruso à Reuters. 

Já o economista chefe de mercados emergentes do Capital Economics, Neil Shearing, apontou que “o Copom não se encontra novamente até 26 de julho, altura em que a paisagem política poderia ter mudado dramaticamente”, acrescentando que “se a crise política desencadeia a grande deslocação do mercado, é claro que o Copom se moverá em passos mais pequenos ou até mesmo estando mais flexibilização”. 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.