[weglot_switcher]

Banco CTT fecha venda de 250 milhões de créditos automóvel (com áudio)

A titularização de 250 milhões de euros de créditos automóvel “permite reduzir o volume de ativos ponderados pelo risco em cerca de 185 milhões de euros e teve, em tranches colateralizadas, um spread implícito médio de 0,64% sobre a Euribor a 1 mês”, diz o Banco CTT.
28 Setembro 2021, 17h15

O Banco CTT fechou esta terça-feira “com sucesso” a operação de titularização de créditos denominada Ulisses Finance nº 2, realizada através da sua subsidiária 321 Crédito – Instituição Financeira de Crédito, conforme anunciado ao mercado no dia 10 de setembro.

Os CTT tinham anunciado nessa altura que iriam avançar com uma operação de venda de créditos automóvel, no valor global de 250 milhões de euros, realizada pelo Banco CTT, através da subsidiária 321 Crédito.

O objetivo desta operação é financiar o crescimento da atividade do Banco CTT, “otimizando o seu capital e diversificando as fontes de liquidez”.

A titularização de 250 milhões de euros de créditos automóvel “permite reduzir o volume de ativos ponderados pelo risco em cerca de 185 milhões de euros e teve, em tranches colateralizadas, um spread implícito médio de 0,64% sobre a Euribor a 1 mês”, diz a empresa.

A classe sénior teve ratings de AAL (DBRS) e Aa2 (Moody’s) com um spread equivalente a 0,35%, significativamente inferior ao da operação Ulisses Finance nº 1 de 2017, que se situou em 0,85%.

A securitização foi colocada inteiramente junto de investidores institucionais, tendo a procura sido mais de duas vezes superior à oferta disponível.

“Esta emissão sublinha a capacidade dos CTT e do Banco CTT para explorar oportunidades de otimizar o seu balanço com vista a prosseguir o seu crescimento rentável”, refere o grupo em comunicado ao mercado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.