[weglot_switcher]

Banco de Cabo Verde vai retirar de circulação nota com imagem de António Aurélio Gonçalves

Em causa está a  “inexistência de stock” por parte do banco central cabo-verdiano para a renovação da circulação de algumas denominações e porque “não se justifica a circulação simultânea de duas séries de notas.”
17 Julho 2019, 19h30

O Banco de Cabo Verde (BCV) vai retirar de circulação a nota de 1.000 escudos com a efígie de António Aurélio Gonçalves emitido com a data de 2007.

Segundo o Decreto-lei nº 32/2019, a referida nota deixará de ter curso legal e poder liberatório e o BCV deve fixar e anunciar publicamente o prazo em que ela deverá ser trocada.

O mesmo documento refere que esta decisão dá continuidade ao processo de retirada de circulação da anterior série de notas, através do Decreto-Lei n.º 18/2017, de 17 de abril, que também retirada da circulação as notas de 200 escudos, de emissão 2005 e de 2000 escudos, de emissão 1999.

Esta decisão é fundamentada com a “inexistência de stock” por parte do banco central cabo-verdiano para a renovação da circulação de algumas denominações e porque “não se justifica a circulação simultânea de duas séries de notas.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.