[weglot_switcher]

Banco de Inglaterra alerta para recessão económica caso Brexit não se concretize

Mark Carney, governador do Banco de Inglaterra, explicou que para “cenários e não previsões – que ilustram o que pode acontecer, não necessariamente o que é mais provável de ocorrer. São informativos”.
29 Novembro 2018, 12h45

O Banco da Inglaterra alertou que boa parte da economia britânica “não está preparada” para a confirmação do Brexit, de acordo com as declarações do governador da instituição bancária, Mark Carney, esta quinta-feira.

Mark Carney, que apresentou esta quarta-feira um relatório do banco central sobre o impacto do Brexit, disse em entrevista à “BBC” que “menos da metade das empresas fez planos de contingência”.

”Se todos os setores, toda a infraestrutura do país, estão prontos neste momento? Com base no que sabemos, a resposta é não”, disse Carney no programa Today.

Os números estão representados numa rubrica de “pior cenário” publicado pelo Banco de Inglaterra, que sugere que caso não haja acordo, o PIB do Reino Unido poderia cair rapidamente em 8% – cenário mais grave do que a crise financeira de 2008.

Para além da queda do PIB de 8% acima do nível atual até 2023, a taxa de desemprego acelerá até 7,5%, a inflação atingiria um novo teto de 6,5%, os preços dos imóveis poderão cair 30%, enquanto os preços das propriedades comerciais devem cair 48% e por fim, a depreciação da libra até 25%.

A possibilidade de um Brexit sem acordo ainda é válida dada a grande oposição que surge do acordo alcançado com Bruxelas pela primeira-ministra, Theresa May, que será votado pelo Parlamento a 11 de dezembro, após cinco dias de debate.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.