[weglot_switcher]

Banco de Inglaterra prepara-se para aumentar taxas de juro pela 13ª vez consecutiva

Analistas consultados na semana passada pela Reuters perspectivaram de forma unânime que o Banco de Inglaterra deverá colocar as taxas de juro em 4,75%, o valor mais alto desde 2008. No entanto, os dados da inflação de maio podem levar a entidade a endurecer este aumento.
Sede do banco de Inglaterra
22 Junho 2023, 10h50

O Banco de Inglaterra prepara-se para aumentar as taxas de juro pela 13ª vez consecutiva esta quinta-feira, um dia depois de terem sido conhecidos os dados que confirmam uma enorme resistência da inflação no Reino Unido.

A inflação no Reino Unido desafiou as expectativas de que iria abrandar em maio, mantendo-se nos 8,7%, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira. Os números são conhecidos um dia antes de o Banco de Inglaterra decidir uma nova subida das taxas de juro, que, a confirmar-se, será o 13.º aumento consecutivo.

Os economistas consultados pela “Reuters” previam que o índice de preços no consumidor recuasse para 8,4% em maio, afastando-se do máximo de 41 anos (11,1%) alcançado em outubro.

Analistas consultados na semana passada pela Reuters perspectivaram de forma unânime que o Banco de Inglaterra deverá colocar as taxas de juro em 4,75%, o valor mais alto desde 2008.

No entanto, após serem conhecidos os dados da inflação do Reino Unido em maio, os investidores já antecipam, com 45% de probabilidades, que o Banco de Inglaterra possa ser mais expansivo em meio ponto percentual, tendo em conta o risco de recessão.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.