[weglot_switcher]

Banco de Portugal apreendeu mais de 8.500 notas falsas no segundo semestre de 2019

O regulador bancário retirou mais 1496 notas de circulação contrafeitas nos últimos seis meses do ano passado do que no primeiro semestre.
24 Janeiro 2020, 10h01

O Banco de Portugal (BdP) retirou de circulação 8.570 notas contrafeitas de euro em Portugal no segundo semestre de 2019, mais 1.496 do que nos primeiros seis meses do ano passado. Desta vez, as notas mais apreendidas no país foram as de 20 euros (3.279) e as de 50 euros (3.228).

O regulador bancário informou esta sexta-feira que, apesar do aumento de contrafações de “baixa qualidade apreendidas”, o número de notas falsas apreendidas “continua a ser residual em relação à quantidade de notas em circulação”.

Em comunicado, o BdP lembra que essas contrafações ser facilmente identificadas utilizando o método “Tocar – Observar – Inclinar”. “Uma nota contrafeita não pode ser trocada por uma nota genuína: quem aceitar uma nota contrafeita como se de uma nota autêntica se tratasse não poderá recuperar o seu valor. Por essa razão, os utilizadores devem verificar as notas quando as recebem”, explica a entidade liderada por Carlos Costa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.