[weglot_switcher]

Banco francês Natixis tem um novo CEO

Nicolas Namias é o novo CEO da Natixis a nível global e sucede no cargo a François Riahi, que foi repentinamente substituído depois do banco ter apresentado prejuízos no segundo trimestre.
5 Agosto 2020, 11h19

O banco francês Natixis, e o segundo maior grupo bancário em França, e que tem no Porto a sua unidade local, nomeou um novo presidente-executivo, Nicolas Namias, que integrava, desde novembro de 2018, o conselho de administração do Groupe BPCE, que é a sua casa-mãe.

O novo CEO da Natixis sucede no cargo a François Riahi, que foi repentinamente substituído  depois das perdas com derivados de ações se terem aprofundado e o banco de investimento francês ter perdido a corrida negocial nos mercados de renda fixa.

Na passada segunda-feira, após o fecho dos mercados, o Natixis anunciou um prejuízo de 57 milhões de euros no segundo trimestre, e ao mesmo tempo anunciou que François Riahi estava de saída “devido a divergências estratégicas em relação às opções do plano futuro da Natixis”.

O FT avançou que as divergências estão relacionadas com o facto do Banque Populaire e Caisse d’Epargne, maior acionista do Natixis, ter planos para comprar os 30% que ainda não detém. No entanto o Financial Times também noticiou que o BPCE tinha explorado a ideia de reforçar no Natixis, mas o banco que é a casa-mãe da instituição negou que pretendesse apresentar uma oferta pública de aquisição.

A Natixis é a divisão internacional de banca empresarial e de investimento, de gestão de ativos, de seguros e serviços financeiros do Groupe BPCE, o segundo maior grupo bancário em França, com 31 milhões de clientes e duas redes de banca de retalho, Banque Populaire e Caisse d’Epargne.

“Nicolas Namias, até agora vice-presidente executivo e diretor financeiro do Groupe BPCE, tem um amplo e detalhado conhecimento sobre a Natixis, que integrou durante quatro anos, entre 2014 e 2018. Desempenhou, numa primeira fase, o cargo de Responsável de Estratégia, tendo, nomeadamente, liderado o desenvolvimento do projeto New Dimension (2017-2020), o plano estratégico da Natixis que coloca a inovação tecnológica e a digitalização como uma prioridade máxima para a empresa, e que contemplou a criação da Natixis em Portugal, que conta já com perto de 1 000 colaboradores. Numa segunda fase, Namias desempenhou funções como Diretor Financeiro da empresa e membro do comité de gestão sénior”.

Formou-se na prestigiada École Nationale d’Administration (França). Estudou também na Stanford Graduate School of Business (EUA), na École Supérieure des Sciences Économiques et Commerciales – ESSEC Business School (França) e no Institut d’Etudes Politiques – Sciences Po (França), diz a nota do banco enviada às redações.

Laurent Mignon, Chairman da Natixis, elogia as suas capacidades de “antecipação, tomada de decisão e execução”, que considera “vitais” no contexto atual. “Estou certo de que ele será capaz de impulsionar o crescimento do banco em benefício dos seus clientes, funcionários e acionistas”, afirma em comunicado.

O banco Natixis tem cerca de 16.000 funcionários em 38 países, incluindo Portugal, e atua nas áreas de especialização organizadas em quatro linhas principais de negócio: Gestão de Ativos e Património, Banca Empresarial e de Investimento, Seguros e Serviços Financeiros Especializados.

A instituição Natixis em Portugal é um Hub de Inovação, que fornece soluções inovadoras de suporte a todas as operações do negócio da Natixis em todo o mundo.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.