[weglot_switcher]

Bancos com grau especulativo excluídos da compra de ativos do BCE

Novas regras do Banco Central Europeu excluem, a partir de dia 1 de fevereiro, as Obrigações hipotecárias de bancos em grau especulativo. Agência Moody’s alerta que a mudança vai resultar num mercado mais limitado e ‘spreads’ mais alargados.
  • José Manuel Ribeiro/Reuters
31 Janeiro 2018, 14h17

As Obrigações hipotecárias com prazos superiores a 24 meses de bancos com rating em grau especulativo vão ser, a partir desta quinta-feira, excluídas da opção de compra pelo Banco Central Europeu (BCE). As novas regras vão, segundo a agência de notação financeira Moody’s, resultar numa limitação do mercado de obrigações disponíveis e a um aumento dos spreads dos títulos emitidos pelos bancos excluídos.

No programa de compra de ativos da zona euro, a BCE vai limitar-se a comprar Obrigações hipotecárias conditional pass-through (CPT) emitidas por bancos, cujo rating seja avaliado em grau de investimento.

“A emissão de CPT vai abrandar, com os emitentes com grau especulativo que anteriormente emitiam obrigações hipotecárias CPT provavelmente a considerarem agora obrigações garantidas com opção soft ou hard bullet, bem como títulos garantidos por créditos hipotecários residenciais”, explicou o vice-presidente da Moody’s, Alexander Zeidler, num relatório publicado esta quarta-feira.

A agência alertou ainda que a exclusão por parte do BCE vai resultados no alargamento dos spreads para emitentes em grau especulativo, mas considerou que o impacto para os custos de financiamento e lucros será limitado.

“Os emitentes afetados poderão optar por emitir outros tipos de títulos garantidos e, mesmo que não o façam, as obrigações hipotecárias CPT representam uma proporção relativamente pequena da dívida total”, acrescentou. “Além disso, as condições de financiamento de mercado continuam favoráveis, esperando-se que o BCE continue um importante comprador no mercado de obrigações da zona euro”.

[Notícia corrigida às 17h para retirar os nomes de quatro bancos portugueses que foram, por engano, referidos]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.