[weglot_switcher]

Bancos dizem que no terceiro trimestre a oferta e a procura de crédito se mantiveram

Para o 4º trimestre do ano, os bancos não antecipam alterações relevantes na procura de crédito no segmento das empresas e dos particulares para aquisição de habitação, mas antecipam “um ligeiro aumento na procura de crédito para consumo e outros fins”.
  • Cristina Bernardo
22 Outubro 2019, 20h08

No terceiro trimestre de 2019, a oferta de crédito concedido a empresas e a particulares permaneceu, de um modo geral, inalterada face ao trimestre anterior. A procura também. Os dados são do Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito do Banco de Portugal.

No entanto os bancos deverão manter os critérios de aprovação de créditos no quarto trimestre, com algumas instituições a preverem um “ligeiro aumento” na procura no crédito ao consumo, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

No 3º trimestre de 2019, a oferta de crédito concedido a empresas e a particulares permaneceu, de um modo geral, inalterada face ao trimestre anterior e as instituições participantes não antecipam alterações de relevo para o 4º trimestre do ano. Esta estabilização é transversal aos vários segmentos de crédito analisados: empréstimos a PME e a grandes empresas e a particulares para habitação e para consumo e outros fins, revela o Gabinete de Estudos Económicos.

Neste trimestre, a proporção de pedidos de empréstimo rejeitados de empresas e de particulares permaneceu praticamente inalterada, também.

No que toca à procura de crédito, no 3º trimestre de 2019, a procura de crédito por parte de empresas manteve-se praticamente inalterada face ao 2º trimestre do ano.

No segmento dos particulares a procura de crédito para aquisição de habitação aumentou ligeiramente e manteve-se praticamente inalterada para consumo e outros fins. Para o aumento da procura no segmento do crédito à habitação terá contribuído o nível geral das taxas de juro. Para o quarto trimestre do ano as instituições não antecipam alterações relevantes na procura de empréstimos no segmento das empresas e dos particulares para aquisição de habitação. As instituições antecipam um ligeiro aumento na procura de crédito para consumo e outros fins.

O índice de difusão (calculado com base num inquérito aos cinco principais bancos portugueses) traduz a restritividade do mercado de crédito português. Para valores acima de zero significa um aumento da restritividade das concessões de crédito por parte dos bancos, para valores abaixo de zero significa uma diminuição.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.