[weglot_switcher]

Bankinter e Sonae Sierra lançam a primeira SIGI em Portugal

A nova sociedade de investimento e gestão imobiliária replica estratégia conjunta já leva a cabo em Espanha. As duas empresas dizem que a sociedade é instrumento financeiro inovador em Portugal.
20 Dezembro 2019, 15h23

Depois da experiência em Espanha com a Olimpo Real Estate SOCIMI, lançada em fevereiro de 2017, o Bankinter e a Sonae Sierra decidiram replicar o modelo em Portugal já realizado o registo comercial da Olimpo Real Estate Portugal, SIGI, (ORES Portugal) como Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI).

O alargamento da parceria Bankinter/Sonae Sierra a Portugal permitirá abranger uma carteira de imóveis sob gestão superior a 500 milhões de euros, ao nível dos maiores players ibéricos. A parceria “reúne duas instituições de referência nas respetivas áreas de atividade: a Sonae Sierra, que será responsável pela gestão da carteira imobiliária e a gestão administrativa da sociedade, e o Bankinter, um dos bancos mais sólidos da Europa, que será o gestor estratégico do veículo”, refere um comunicado conjunto.

Com esta iniciativa, “pioneira em Portugal”, o Bankinter proporciona a possibilidade de investimento “em ativos estáveis e com contratos de exploração de estabelecimentos comerciais, tirando partido de uma carteira retalhista diversificada e que se antecipa virá a inclui supermercados, hipermercados, lojas comerciais, retail parks e escritórios localizados essencialmente nos maiores centros urbanos de Portugal, proporcionando-lhes igualmente a possibilidade de investirem em Espanha”.

A banca de investimento do Bankinter estruturou esta operação em formato semelhante ao que tem utilizado em Espanha, onde existem sete fundos de financiamento alternativo com ativos que totalizam cerca de 3 mil milhões de euros, investidos em distintos setores: hoteleiro, energias renováveis, residências de estudantes, venture capital e imóveis comerciais.

Para Pedro Lobo, Diretor de Private Banking do Bankinter em Portugal, “a criação da SIGI ORES Portugal representa uma oportunidade única e exclusiva para os nossos Clientes Private diversificarem os seus investimentos, beneficiando de um instrumento financeiro inovador em Portugal, a ser admitido à negociação em mercado, gerido por parceiros de referência e com potencial de rentabilidades muito interessantes no atual contexto de juros baixos”.

Pedro Caupers, Administrador Executivo responsável pela área de Investimento da Sonae Sierra, destaca que “a nossa experiência internacional enquanto gestores de investimento em ativos imobiliários vai permitir-nos criar um veículo pioneiro em Portugal, que poderá apresentar uma rentabilidade muito interessante, consolidando a nossa posição de liderança no desenvolvimento de soluções inovadoras, para responder às ambições dos nossos investidores e parceiros”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.