[weglot_switcher]

Barreiro aposta no LED e prevê poupanças de 4,3 milhões de euros

O município instalou 11 mil novos candeeiros de sistema LED, por troca com a até então rede de iluminação pública. Os trabalhos de substituição vão prolongar-se durante três meses.
22 Janeiro 2019, 18h50

A Câmara Municipal do Barreiro vai poupar 4,3 milhões de euros em consumo energético graças à substituição da atual rede de iluminação pública pelo sistema LED, num investimento privado superior a três milhões de euros, revelou o município em comunicado esta terça-feira.

O município do Barreiro, poupa assim nos próximos 12 anos, uma verba que servirá para intervenção no espaço público. Esta proposta foi aprovada por maioria, com os votos favoráveis do PS e PSD e contra da CDU.

Sem qualquer tipo de encargos financeiros para a autarquia, este investimento pretende reforçar a segurança dos cidadãos e bens, assim como a instalação de cerca de 11 mil lâmpadas LED. Os trabalhos de substituição vão prolongar-se durante três meses.

Rui Braga, vereador do Departamento de Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos da Câmara Municipal, afirma que “empresa que ganhasse este concurso teria de garantir à autarquia, no mínimo, 60% de poupança, assim como 10%, no mínimo, de partilha da mesma. Um dos privados a ir a concurso, e que acabou por ganhar o procedimento, apresentou 69,90% de garantia de consumos de poupança e partilha de lucro, com a autarquia, acima dos 45%”.

O vereador do PS destaca que esta é “uma excelente notícia para o Barreiro, em que o investimento privado permite reforçar a segurança e poupar cerca de 4.3 milhões de euros em consumo energético”, realçandobarreiro que “a adequação às melhores práticas ambientais europeias e a clara melhoria da qualidade de vida são âncoras e mais valias que os barreirenses irão notar em todo o concelho”.

Já Bruno Vitorino, vereador da Divisão de Sustentabilidade e Eficiência Energética, sublinha que “esta reforma profunda da rede de iluminação pública é fundamental para a cidade, porque permite uma redução muito grande da despesa pública ao mesmo tempo que aumenta a qualidade da iluminação e porque significará um aumento da segurança e do sentimento de segurança no Barreiro, que é para mim um problema central”.

O vereador do PSD refere que se “trata de uma medida com um impacto inegável ao nível da sustentabilidade, colocando o Barreiro no mapa pelas boas práticas ambientais e que vai permitir a criação de um Fundo de Eficiência Energética Municipal. Ou seja, parte do dinheiro da poupança vai ser reinvestido na aplicação de medidas de eficiência energética nos edifícios da Câmara Municipal e permitir reduzir ainda mais a nossa pegada ecológica e aumentar os níveis de poupança”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.