[weglot_switcher]

Barreto culpa Albuquerque por instabilidade na Zona Franca da Madeira

O líder do CDS-PP Madeira considera que o governo cometeu um erro ao fazer um ajuste directo à SDM pela concessão da zona franca em vez de abrir um concurso público internacional . Rui Barreto diz que os centristas defendem um modelo em que a parte pública seja inferior a 50%.
21 Junho 2019, 14h42

O líder do CDS-PP Madeira, Rui Barreto, culpou Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, pelo clima de instabilidade que se vive no Centro Internacional de Negócios (CINM), ou Zona Franca da Madeira, referindo-se à possibilidade de saída de vários elementos da administração noticiada pelo DN Madeira. O centrista acrescentou que o executivo madeirense é irresponsável quando pretende alterar o modelo de exploração do CINM.

“Essa instabilidade tem sido criada não só pela deputada do Partido Socialista no Parlamento Europeu, Ana Gomes, como agora pelo Governo Regional, que entendeu, e mal, fazer um ajuste direto à Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM) pela concessão do Centro por mais 10 anos”, afirmou Rui Barreto.

Para Rui Barreto o executivo regional cometeu um erro porque o Governo português” não tinha adoptado uma directiva comunitária, de 2016, sobre a concessão de contratos públicos”, e ao não ter feito isso a opção deveria ter sido o lançamento de um concurso público internacional.

O centrista diz que esta instabilidade criado pelo executivo madeirense “é uma brincadeira” que coloca em risco 4.000 postos de trabalho qualificado, 120 milhões de euros de receita fiscal para a Madeira, e um instrumento absolutamente essencial para o desenvolvimento, a qualificação e a coesão económica e territorial da Região”.

Nesse sentido Rui Barreto desafio o Governo Regional a lançar um concurso público internacional para a concessão do CINM.

O partido defende que deve existir um modelo em que a parte pública seja inferior a 50% mas “com capital da Região e do Estado” e “uma parte com a entrada de privados” por entender que os privados “têm maior capacidade de prosseguir com os objetivos, a missão e a estratégia de angariação de empresa” para o CINM.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/oe2019-municipios/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”895″ slug=”oe2019-municipios” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/oe2019-municipios/thumbnail?version=1545246555553&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.