[weglot_switcher]

BCE comprou 562 milhões de euros em dívida portuguesa em agosto

O montante compara com os 638 milhões de euros em dívida portuguesa comprados em julho pela instituição liderada por Mario Draghi.
  • Reuters
10 Setembro 2018, 13h44

O Banco Central Europeu (BCE) comprou 562 milhões de euros em dívida pública portuguesa, em agosto, segundo dados divulgados esta segunda-feira. O montante compara com os 638 milhões de euros comprados em julho.

Os ajustamentos mensais dependem de vários fatores, incluindo a disponibilidade de dívida. O BCE deverá ter aumentado a compra de dívida em junho e julho para precaver a menor liquidez no mercado em agosto.

Lançado em março de 2015 para estimular a inflação e o crescimento económico na zona euro, o programa já levou o BCE a adquirir 35.497 milhões de euros de dívida portuguesa. No total dos países do bloco, a instituições comprou 22.619 milhões de euros em agosto e 2,12 biliões de euros desde o início do programa.

O programa de compra de ativos da instituição liderada por Mario Draghi irá continuar, até ao final de setembro, a comprar um máximo de 30 mil milhões de euros em ativos da zona euro por mês.

No quarto trimestre do ano, o volume de aquisições cai para metade – 15 mil milhões – e deverá terminar no final de dezembro. Após este período, o BCE irá ainda implementar um programa de reinvestimentos dos montantes dos ativos que atinjam as maturidades, enquanto as taxas de juro de referência deverão manter-se em mínimos históricos pelo menos até ao final do verão de 2019.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.