[weglot_switcher]

BCE espera manter taxas de juro baixas até pelo menos junho de 2020

Conselho de Governadores do BCE não mexeu nas taxas de juro e anunciou que se deverão manter nos atuais níveis até pelo menos ao final do primeiro semestre do próximo ano e “enquanto for necessário para assegurar a continuação da convergência sustentada da inflação”.
6 Junho 2019, 12h55

O Banco Central Europeu (BCE) deverá manter inalteradas as atuais taxas de juro diretoras até pelo menos ao final do primeiro semestre de 2020, anunciou a entidade liderada por Mario Draghi, num comunicado divulgado esta quinta-feira.

“O Conselho do BCE espera agora que as taxas de juro diretoras do BCE se mantenham nos níveis atuais, pelo menos, até durante o primeiro semestre de 2020 e, em qualquer caso, enquanto for necessário para assegurar a continuação da convergência sustentada da inflação no sentido de níveis abaixo, mas próximo, de 2% no médio prazo”, explicou o BCE após a reunião do Conselho de Governadores.

O Conselho de Governadores do BCE manteve na reunião desta quinta-feira as taxas de juro em mínimos históricos. A taxa de juro diretora continua nos 0%, com a taxa aplicável à facilidade de depósito a permanecer nos -0,40%, enquanto a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez fica em 0,25%.

A grande novidade da reunião foi, assim, o período durante o qual o Conselho do BCE espera manter as atuais taxas de juro directoras, já que em abril, antecipava que se deveria manter nos níveis atuais, pelo menos, até ao final de 2019.

O BCE disse ainda esperar “continuar a reinvestir, na totalidade, os pagamentos de capital dos títulos vincendos adquiridos ao abrigo do programa de compra de ativos durante um período prolongado após a data em que comece a aumentar as taxas de juro diretoras do BCE e, em qualquer caso, enquanto for necessário para manter condições de liquidez favoráveis e um nível amplo de acomodação monetária”.

As atenções estão agora centradas na conferência de imprensa às 13h30, onde Mario Draghi deverá explicar mais detalhes sobre a decisão do BCE.

(Atualizada às 13h13)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.