[weglot_switcher]

BCE está a contratar para o projeto do euro digital

O banco central procura engenheiros, especialistas em comunicação, team leaders ou especialistas em infraestruturas de mercados para a implementação do euro digital, sendo que os salários oferecidos ficam entre 4.869 e 8.130 euros.
9 Dezembro 2025, 12h54

O Banco Central Europeu (BCE) está a contratar oito novos elementos para integrarem a equipa encarregue de implementar o euro digital, uma das prioridades políticas da autoridade monetária europeia que deverá estar operacional em 2027, segundo os planos do organismo.

Os postos em aberto são para engenheiros, especialistas em comunicação, team leaders ou especialistas em infraestruturas de mercados, sendo que os salários oferecidos ficam entre 4.869 e 8.130 euros, detalha o ‘Jornal PT50’. Estes valores serão sujeitos a um regime fiscal especial e mais favorável do que os regimes nacionais de cada trabalhador, sendo ainda passíveis de aumentarem caso o profissional em questão acompanhe todas as fases de implementação do projeto.

Além do salário, os trabalhadores escolhidos terão direito a fundo de pensão e seguro de saúde, sendo os custos deste repartidos em dois terços para o BCE e o restante pelo empregado, além de um seguro contra acidentes, com uma fatura dividida em igual proporção. Há ainda a possibilidade de o BCE disponibilizar um serviço de relocalização para ajudar com a procura de alojamento e redação do contrato correspondente.

O euro digital é dos principais projetos do BCE e visa estar disponível em 2027, apesar de ainda depender da aprovação de vários regulamentos pelas instituições europeias. A implementação deste modo de pagamento eletrónico deverá custar 1,3 mil milhões de euros, sendo que a sua operacionalização gerará custos anuais de cerca de 320 milhões.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.