[weglot_switcher]

BCE irá comprar 25 mil milhões de euros por mês de dívida da zona euro, estima Goldman Sachs

Goldman Sachs estima que o Banco Central Europeu invista até 225 mil milhões de euros em dívida. Entre os países mais beneficiados estarão Portugal, Espanha e Irlanda.
16 Julho 2019, 15h55

O Banco Central Europeu (BCE) deverá comprar até 225 mil milhões de euros de dívida de países da zona euro, ao abrigo do novo programa de Quantitative Easing (QE), estima o Goldman Sachs.

O banco norte-americano aponta que as compras de ativos do BCE, entre setembro deste ano e julho do próximo ano, se fixem muito acima dos 150 mil milhões de euros esperados atualmente pelo mercado e se traduzem em aquisições de 25 mil milhões de euros por mês, segundo o El Economista.

Os países mais beneficiados estão Portugal, Espanha e Irlanda, uma vez que “têm tido um rendimento inferior” face à Alemanha, França ou Bélgica, de acordo com uma nota distribuída aos clientes do Goldman, citada pelo Governo espanhol.

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Governadores, em julho, o presidente do BCE, Mario Draghi, admitiu que uma descida das taxas de juro de depósitos esteve em discussão, assim como a possibilidade do regresso ao QE.

“Vários membros do Conselho de Governadores referiram a possibilidade de cortes nas taxas de juro, enquanto outros [discutiram] a possibilidade de recomeçar o programa de compra de ativos”, disse o presidente do BCE, acrescentando que o prolongamento do forward guidance também foi discutido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.