[weglot_switcher]

BCE mantém juros em mínimos e reafirma plano para terminar estímulos

A decisão, amplamente esperada, foi divulgada no comunicado após a reunião do Conselho de Governadores. O foco passa agora para a conferência de Mario Draghi às 13h30.
13 Setembro 2018, 12h46

O Banco Central Europeu (BCE) manteve, esta quinta-feira, as taxas de juro de referência na zona euro em mínimos históricos, bem como o plano de terminar o programa de compra de ativos da zona euro no fim de dezembro de 2018. A decisão foi anunciada após a reunião do Conselho de Governadores e será explicada pelo presidente da instituição, às 13h30, em conferência de imprensa.

“O Conselho de Governadores espera que as taxas de juro chave do BCE continuem aos níveis atuais pelo menos ao longo do verão de 2019 e, em qualquer casa, enquanto for necessário para assegurar a contínua convergência da inflação para níveis próximos, mas abaixo de 2% a médio prazo”, anunciou a instituição.

A taxa de juro diretora na zona euro continua, assim, em 0%, enquanto a taxa aplicável à facilidade de depósito também não sofreu alterações e permanece nos -0,40% e a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez fica em 0,25%.

Tal como tinha anunciado em junho, o BCE mantém o plano de continuar a compra de ativos ao ritmo atual de 30 mil milhões de euros por mês, até setembro.  No último trimestre do ano, irá continuar com metade do volume mensal, ou seja, 15 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.