[weglot_switcher]

BCE mantém juros inalterados em outubro pela terceira reunião consecutiva

O mercado esperava já este desfecho para a reunião de outubro após os índices de gestores de compras (PMI) mostrarem uma resistência acima do esperado da economia da zona euro.
BCE
30 Outubro 2025, 13h17

O Banco Central Europeu (BCE) manteve esta quinta-feira inalteradas as taxas de juro de referência para a zona euro, em linha com o esperado pelo mercado e marcando assim a terceira reunião consecutiva sem mexidas.

Os juros diretores no bloco da moeda única mantêm-se assim em 2%, isto depois de 200 pontos base (pb) de cortes entre junho de 2024 e deste ano, quando o indicador de preços regressou ao objetivo de médio-prazo do banco central. Desde então, a inflação voltou a subir ligeiramente, reforçando a ideia de que as taxas não deveriam voltar a recuar tão cedo.

A leitura de setembro mostrou uma ligeira subida do indicador de preços de 2% para 2,2%, recorde-se.

A decisão de outubro surge no mesmo dia em que foram divulgados os números do crescimento do bloco europeu no terceiro trimestre, quando a zona euro avançou 0,2% em cadeia. A economia da moeda única superou assim as expectativas, contrariando o impacto negativo das tarifas norte-americanas e da incerteza global associada.

Na mesma linha, os comentários de Christine Lagarde nas conferências de imprensa após as mais recentes reuniões de que o BCE estava “num bom lugar” sinalizavam igualmente que a autoridade monetária estaria confortável com o atual nível de juros.

Por outro lado, os índices de gestores de compras (PMI) em outubro mostraram uma resistência acima do esperado da economia europeia, tocando máximos de 17 meses no índice composto. Tal diminuía à partida a probabilidade de nova descida, juntamente com um ligeiro reaparecimento das tensões inflacionistas no bloco.

[notícia atualizada às 13h26]


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.