[weglot_switcher]

BCE mantém taxas de juro e programa de compra de ativos inalterados

A autoridade monetária europeia reafirmou o seu compromisso com o apoio à retoma económica na zona euro, reiterando que manterá o programa de compra de ativos e o programa de emergência pandémica enquanto for necessário.
28 Outubro 2021, 13h07

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira a manutenção das taxas de juro diretoras na zona euro em mínimos históricos e do programa de compra de ativos, reforçando o compromisso com o apoio à retoma da economia europeia.

A autoridade monetária europeia voltou a sublinhar a necessidade de “apoiar o seu objetivo simétrico de inflação de 2% no médio-prazo, reconhecendo que tal pode implicar “um período transitório, durante o qual a inflação se situe moderadamente acima do objetivo”.

Assim, o banco central mantém o ritmo mensal das aquisições líquidas de ativos de 20 mil milhões de euros, prevendo uma reversão gradual deste programa “pouco antes de começar a aumentar as taxas de juro diretoras”. Já no que respeita ao programa de compras de ativos face à emergência pandémica (PEPP), este prossegue com “uma dotação total de 1.850 mil milhões de euros, no mínimo, até ao final de março de 2022”, detalha a nota.

No entanto, o BCE “continua a considerar que podem ser mantidas condições de financiamento favoráveis com um ritmo moderadamente menor de aquisições líquidas de ativos no âmbito do PEPP do que no segundo e terceiro trimestres deste ano”.

As taxas de juro de referência para a economia da zona euro mantêm-se assim nos mínimos históricos, com os mercados a aguardarem o discurso da presidente do BCE, Christine Lagarde, marcado para esta tarde. A expectativa é que a antiga presidente do Fundo Monetário Internacional reitere que a autoridade monetária europeia não se apressará na subida das taxas de juro, afastando preocupações com a atual subida generalizada de preços na zona euro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.